Consolidação

Entre os grandes da comédia, Eduardo Jericó comemora 15 anos de carreira com novo especial

Comediante Eduardo Jericó comemora 15 anos de carreira com 4º especial de comédia. Foto: Eduardo Luiz Klisiewicz

Aos 45 anos, com 15 de experiência, o comediante e humorista curitibano Eduardo Jericó acaba de lançar o seu 4º especial de comédia, chamado Ao Cubo. A gravação, feita no My Fuck Comedy Club do Danilo Gentili, em São Paulo, faz um apanhado valioso das melhores piadas e histórias gravadas anteriormente nos outros três especiais de sua carreira: o 1000 Watts, Tá Tranquilo e Retrô.

Uma das principais características de Jericó é o carisma. Ao subir no palco, rapidamente consegue ganhar a plateia com sua boa capacidade de seduzir o público, principalmente aquele que ainda não o conhecia. Ele também se destaca pela habilidade vocal, que lhe permite emitir vários sons e vozes, dando personalidades distintas e únicas a seus personagens.

+ Leia mais: Curitiba Jazz Festival tem dez atrações confirmadas; confira a programação

Recém chegado de uma bem sucedida turnê na Europa (pensa que o piá é “pôca bosta?”) ele comemora a consolidação do seu nome entre os grandes comediantes de Curitiba. “Muita gente boa da comédia stand up nasceu aqui em Curitiba. O ‘dinossauro’ deles, que hoje tenho orgulho de chamar de amigo, é o Diogo Portugal. Fico muito feliz em estar nessa lista, já que o público curitibana forja os comediantes na pancada, já que é muito exigente”, disse à Tribuna.

Jericó cita nomes como Allorino Júnior, Marco Zeni, Emerson Ceará, Bruna Loise, Afonso Padilha, Rafael Aragão e Diogo Almeida como alguns dos principais representantes do stand up criados em Curitiba. “Assim como Goiás revela os melhores cantores sertanejos, Curitiba revela os melhores da comédia em pé”, orgulha-se.

Para Jericó, o maior nome do humor brasileiro foi Chico Anysio, sua principal referência. “Tive o privilégio de conhecer e conversar com o Chico. Ele era foda demais”, disse. “Quando eu morava no Rio, ele (Chivo) abriu uma temporada no Teatro Light e criou às quartas uma matinê em que dava espaço para outros comediantes. Eu pude participar e foi incrível. Depois fiz uma temporada com o Nizo Neto, filho dele, que foi maravilhoso também”, lembra.

+ Veja mais: Gusttavo Lima confirma show no litoral do Paraná dia 5 de janeiro de 2024

A capital paranaense, aliás, já foi considerada o maior celeiro de bons nomes e shows de comédia, e vem recuperando aos poucos a fama. A inauguração da DHouse, que tem Diogo Portugal como proprietário, a lotação de outras casas, como o Curitiba Comedy Club, e o vigor das novas Quintal Comedy e Gaslight, além de palcos como o do Armazém do Alemão, onde Jericó se apresenta ao lado de Emerson Ceará e convidados todas as segundas, ajudam na popularidade da cena. Um dos maiores festivais de humor do país, o Risorama, foi criado por aqui.

Muito trabalho

Eduardo Jericó no palco no Armazém do Alemão. Nessa noite, teve a companhia dos comediantes Raphael Bulk e Emerson Ceará. Foto: Eduardo Luiz Klisiewicz

Talvez os curitibanos demorem um pouco para fazer a associação da “cara com o crachá”, mas Jericó é carinha conhecida há bastante tempo. O comediante começou na Escola de Atores do teatro Guaíra, em 1998, formou-se na Faculdade de Artes Cênicas do Paraná e fez outros cursos de interpretação. Fez peças de teatro e gravou vários comerciais.

Seus primeiros trabalhos por aqui foram na série Casos e Causos, da RPC, quando interpretou alguns personagens e começou sua carreira como ator. Participou de minisséries e novelas na Globo (“Beleza Pura”, “Cobras e Lagartos” “Malhação” e “Páginas da Vida”), Record e Band. Também atuou no cinema, com participações em “Tropa de Elite”, “Assalto ao Ônibus 175” e “Xuxa Gêmeas”.

+ Leia também: Depois de Paulo Leminski, poetisa paranaense ganha mural no Centro

Durante a caminhada, porém, Jericó preferiu se dedicar à comédia, deixando o “sonho de ser galã de novela” de lado. Será? “Eu fiz a oficina de atores da Cininha de Paula, que é uma referência em atuação. Tomei um esporro dela uma vez, pois dizia que eu usava o humor pra tudo, até cenas mais tensas. Tem tanta coisa ruim e chata no mundo, que sempre preferi a comédia. Mas acho que eu mandaria bem num dramão também”, revela.

O comediante cita os exemplos de comediantes como Will Smith e Jim Carrey, que se revelaram atores muito talentosos fazendo dramas e filmes densos.

Mas a comédia venceu (por enquanto). No começo da década passada Eduardo Jericó passou a se dedicar à comédia com mais intensidade. Em 2011, Jericó participou da primeira edição do “Concurso de Stand Up Comedy” do programa “Tudo é Possível”, apresentado por Ana Hickmann na Rede Record, foi finalista da competição “Quem Ri por Último Ri Melhor” no “Programa do Gugu” exibido pela mesma emissora, e, logo depois, venceu o concurso “Arquibancada do Riso” no SBT, comandado por  Celso Portiolli.

Também foi destaque no quadro “Humor na Caneca”, do Programa do Jò e finalista do quadro “Quem Chega Lá”, do Domingão do Faustão, ambos na TV Globo.

+ Leia também: Feira em Curitiba reúne mais de 50 marcas e atrações culturais neste fim de semana

Com uma carreira consolidada no Brasil, o humorista realizou no final do ano passado, uma turnê internacional. As apresentações do show “Retrô” aconteceram nas principais cidades de Portugal, como Lisboa, Porto, Aveiro e Alentejo. O humorista passou pelas emblemáticas casas de espetáculos do país, como o Casino Lisboa, o Lisboa Comedy Club e, também, pelos centros culturais importantes, como as FNACs de Aveiro e Lisboa.

No próximo bloco

Eduardo Jericó. Foto: Divulgação

Agora Jericó espera colher os frutos do seu mais novo trabalho, Ao Cubo. “O Ao Cubo foi o fechamento de um ciclo. É o registro de tudo o que eu fiz nos outros shows durante esses últimos anos dentro da comédia stand up. Acho que ele é o fechamento dessa fase”, afirmou.

Para a próxima etapa, Jericó almeja voos mais altos. “A carreira é feita de construções e etapas. Eu almejo voos maiores, entrar em uma plataforma de streaming ter contrato com uma grande emissora, com um objetivo, o de levar mais humor e comédia para mais gente”, projeta.

E conclui. “Nunca foi na maciota, sempre tem que ter ‘uma ficha para dar Continue’ e ai zerar o jogo. É difícil curtir as etapas, mas vale muito a vitória no final. É gratificante”. Pra conhecer mais do trabalho do comediante vale conhecer o seu perfil no Instagram.

Veja o especial Ao Cubo no player abaixo:

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.