Cuidado!!

Como escapar de um ataque de abelhas? Você precisa saber destas orientações!

Curitiba registrou dois ataques de abelhas em dois dias, totalizando 15 pessoas feridas. Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

Curitiba registrou em dois dias seguidos dois ataques de abelhas contra moradores e comerciantes. O primeiro ocorreu na Praça Santos Andrade, quando 13 pessoas ficaram feridas. O segundo ocorreu na manhã desta sexta-feira (08), no Cristo Rei e duas pessoas precisaram de atendimento médico. Nos dois casos uma preocupação semelhante. Como escapar de um ataque de abelhas, considerado “comum” nesta época do ano?

Segundo a capitã Luisiana Guimarães, do Corpo de Bombeiros, a primeira orientação é tentar escapar o mais rápido possível deste enxame. Normalmente quando ocorrem estes ataques é porque elas foram estimuladas e estão agressivas.

“Se for um enxame itinerante a orientação é que a pessoa se feche portas e janelas até que as abelhas passem. Se for uma colmeia próxima de casa que acabou sendo estimulada por causa de um barulho ou até mesmo sido atingida, é preciso sair rapidamente”, disse.

+Viu essa? Neve em dezembro? Massa de ar frio está a caminho do Paraná

Corra, mas corra com técnica!

A principal orientação é sair o mais rapidamente possível das proximidades destes enxames que promovem ataques, mas não basta correr, é preciso correr com técnica, em zigue-zaque.

“Estudos indicam que elas voam em grupo e em linha reta. Então se a pessoa correr em zigue-zague acaba tento mais possibilidade de não ser picado”, destacou a capitã, em entrevista ao Meio Dia Paraná desta sexta-feira.

Cuidado com manutenções

A tenente destaca que alguns dos ataques acontecem porque as pessoas acabam atingindo a colmeia sem perceber ao, por exemplo, realizar cortes de árvores, manutenção em telhados ou demais atividades. “A primeira coisa é tentar visualizar se existe alguma colmeia por ali ao cortar galhos, cortar grama”. exlicou.

O que fazer com um enxame de abelhas?

A capitã ressalta que em qualquer lugar do Paraná as pessoas que encontrarem enxames de abelhas devem entrar em contato com a prefeitura da cidade. “Estes órgãos têm contato da própria prefeitura ou de terceirizados que podem fazer essa retirada com segurança”, finalizou.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.