Paralisação

Professores do Paraná aprovam greve após projeto de terceirização de escolas

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Os professores e funcionários das escolas públicas da rede estadual de ensino do Paraná devem entrar em greve no próximo dia 3 de junho.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato), no último sábado (25), mais de 4 mil educadores e educadoras participaram da Assembleia Estadual e definiram pela paralisação total das atividades.

As reivindicações da categoria são pelo pagamento da Data-Base, a dívida de mais 39% do Estado com os educadores e demais servidores, além do projeto do governo de privatização de 200 escolas e o fim da terceirização do cargo de funcionários das instituições educacionais.

+ Leia também: Frio continua no Paraná nesta semana; Curitiba vai ter mínima de 3ºC

“Nós precisamos do engajamento nessa frente de luta de todos(as) os(as) professores(as) e funcionários(as), independente do contrato. Nós precisamos do engajamento, nessa luta, de pais e mães e de toda a comunidade paranaense, pois é o direito de acesso a uma escola pública de qualidade que está sendo negado”, explica a presidenta da APP, Walkiria Olegário Mazeto.

+ Leia também: Corpus Christi é feriado nacional ou ponto facultativo? Detalhes da data

De acordo com o APP Sindicato, o projeto Parceiros da Escola, do governo estadual, visa a venda de escolas públicas para empresas. Na última terça-feira (22), o governador Ratinho Junior sentou com deputados estaduais da base para garantir a tramitação da proposta. O projeto será enviado nesta segunda-feira (27) para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

O que diz a Secretaria da Educação do Paraná

Procurada pela reportagem da Tribuna do Paraná, a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) disse, por meio de nota, que está comprometida com o diálogo e afirmou que valoriza os professores. Leia comunicado na íntegra:

+ Leia também: Vigas gigantes e pesadas são colocadas em obra no Viaduto do Tarumã

A Secretaria da Educação do Paraná reitera seu compromisso com o diálogo e a construção colaborativa de soluções para fortalecer o sistema educacional no estado.

Ressalte-se a preocupação com os professores e com a valorização de seu papel crucial na formação de crianças e jovens. É por isso que, desde o início, busca-se estabelecer canais de comunicação abertos e transparentes.

Avenida importante de Curitiba vive impasse! Qual é a melhor solução?
Vote na enquete!

Avenida importante de Curitiba vive impasse! Qual é a melhor solução?

Empresário de Curitiba conquista todos com esse veículo famoso na Índia
Amarelo simpático!

Empresário de Curitiba conquista todos com esse veículo famoso na Índia

Rapazes têm dia digno de
VÍDEO

Rapazes têm dia digno de “Superhomem” em Curitiba; O que eles fizeram foi INCRÍVEL!!!

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.