Obras

Vigas gigantes e pesadas são colocadas em obra no Viaduto do Tarumã

Foto: Hully Paiva/SMCS

Seis vigas de concreto armado de grandes dimensões foram içadas no Viaduto Tarumã, sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, entre sábado (25) e domingo (26). Bloqueada para a passagem de veículos, a previsão da Prefeitura de Curitiba é de que a via seja liberada até a próxima quarta-feira (29).

Até terça-feira (28), outras 12 vigas necessárias para o alargamento do lado esquerdo do viaduto serão içadas e acomodadas a sete metros do chão. Para a continuidade desta etapa das obras, a via vai ficar bloqueada nos dois sentidos – Centro e Pinhais – entre o Supermercado Muffato e o Colégio Militar do Paraná.

O diretor do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), explica que “a chuva de sexta-feira (24) atrasou o início da operação, mas a expectativa é de que possamos manter o cronograma, com a finalização dos trabalhos na terça-feira (28) e liberar a passagem de veículos no dia seguinte. A alteração no trânsito é fundamental para garantir a segurança dos dos trabalhadores e dos que circulam na região, dadas as características do material que está sendo movimentado”. 

+ Leia também: Após atraso colossal, Linha Verde tem vistoria final feita pelo prefeito de Curitiba

Ao todo, são 16 vigas longarinas, de 30 a 43 metros de comprimento e pesam entre 85 e 110 toneladas (o equivalente a 110 carros populares), que estão sendo içadas do chão e levantadas a uma altura de 7 metros para serem acomodadas na base do viaduto. Desta vez, as peças estão sendo colocadas no lado esquerdo do viaduto, nas laterais do Mercado Muffato e Concessionária Chevrolet CCV.

No final de fevereiro, as primeiras 16 vigas foram acomodadas no lado oposto, nas proximidades do Colégio Militar e da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Estado do Paraná.

+ Leia também: Com medo do futuro, geração Z (nascidos entre 95 e 10) começa a comprar imóveis

Quando as vigas estiverem posicionadas na base do viaduto, o passo seguinte será a execução das vigas transversinas, que ficarão transversais às vigas longarinas e espaçadas a cada 10 metros. Depois será a vez da execução da pré-laje e, por fim, da laje. 

Viaduto do Tarumã vai receber dois conjuntos de estações-tubo

O viaduto está sendo alargado, dos dois lados, para receber dois conjuntos de estações-tubo (uma em cada sentido) na parte superior e outras duas na parte inferior. Depois de concluído, o viaduto dobrará de tamanho, passando dos atuais 24 metros de largura para 50 metros, assegurando cinco pistas com faixa de ônibus, vias marginais e de tráfego local em sentidos opostos, para acesso a moradias, indústrias, comércio e serviços na região.

+ Leia também: Corpus Christi é feriado nacional ou ponto facultativo? Detalhes da data

Na parte inferior do viaduto será instalada a Estação Victor do Amaral, permitindo a integração dos passageiros das linhas que percorrem a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana, especialmente Pinhais e Piraquara, com o eixo Norte-Sul, na Linha Verde.

O alargamento do viaduto é parte das intervenções do Complexo Tarumã, que incluem a requalificação de 12 ruas, parte delas para formar as alças de acesso ao viaduto, praças, paisagismo e iluminação. A previsão é de conclusão no segundo semestre de 2024.

Avenida importante de Curitiba vive impasse! Qual é a melhor solução?
Vote na enquete!

Avenida importante de Curitiba vive impasse! Qual é a melhor solução?

Empresário de Curitiba conquista todos com esse veículo famoso na Índia
Amarelo simpático!

Empresário de Curitiba conquista todos com esse veículo famoso na Índia

Rapazes têm dia digno de
VÍDEO

Rapazes têm dia digno de “Superhomem” em Curitiba; O que eles fizeram foi INCRÍVEL!!!

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.