Perto de linha de alta tensão

Empresa faz poda de pinheiro na RMC após reclamação de moradora: “vi a morte de perto”

Após reclamação de moradora, empresa realiza poda preventiva em Araucária na RMC
A Copel realizou a poda preventiva após reclamação da moradora e a denúncia da Tribuna do Paraná |Foto colaboração

Logo após a reclamação da empresária Anne Karolline e denúncia da Tribuna do Paraná, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), realizou uma poda preventiva da árvore da espécie Araucária, que estava trazendo medo e riscos em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Anne é moradora do bairro São Gabriel e, há pelo menos três anos, vinha tendo problemas por causa da árvore.

+ Leia mais: Vice-prefeito de Colombo é alvo da Polícia Federal; R$ 2 milhões bloqueados!

De acordo com a empresária, tanto a Prefeitura de Colombo quanto a Copel se negavam a realizar a manutenção da Araucária, pelo fato da árvore estar em terreno particular e de se tratar de uma espécie protegida por lei. Além disso, a moradora informou que as duas instituições empurravam a responsabilidade uma para a outra, dizendo que seria necessário uma autorização do Instituto Água e Terra (IAT) para o corte dos galhos.

Tribuna resolve!

Na manhã desta quinta-feira (29), o IAT informou que “como a árvore está em área particular, o proprietário precisa entrar com um pedido de autorização de poda no Instituto Água e Terra (IAT). Caso esteja trazendo risco pelo contato com a fiação elétrica, a Copel tem autonomia para realizar a poda”.

+ Leia também: “Véio da Havan” é condenado a indenizar fotógrafo de Curitiba por danos morais

Já a Copel, por meio de nota, comunicou no início da tarde desta quinta, que o serviço foi realizado de forma preventiva. “Em relação à Araucária, no bairro São Gabriel, em Colombo, a Copel informa que realizou uma poda preventiva nesta quinta-feira (29) para garantir a segurança da rede de energia elétrica. A companhia não tem autoridade ambiental e demais ações de gestão da vegetação urbana cabem às prefeituras municipais”.

Ainda em risco?

Após o corte, Anne relatou que a poda deve ajudar, não deve resolver totalmente a situação. “Porque deixaram uns galhos bem secos que estão prestes a cair. Eles já tiraram bastante coisa, (galhos) que estavam podres. Mas tem uns galhos para serem retirados ainda, já que com o vento, se aproximam bastante dos fios. Estou um pouco aliviada com o que foi feito hoje, mas ficaria mais aliviada ainda se voltassem e retirassem o restante”, diz a moradora de Colombo.

Entenda o caso

Vi a morte de perto”, é assim que a empresária Anne Karolline relata o que aconteceu no início da noite da última terça-feira (27) após ela chegar em casa, no bairro São Gabriel, em Colombo (RMC). Com ventos fortes e muita chuva, Anne tentava abrir o portão de sua residência quando ouviu uma explosão. Segundo ela, um fio de alta tensão se rompeu – mais uma vez – causando um grande estouro e um clarão. A empresária e seu filho, que é autista, retornavam da terapia e quase foram atingidos pelo cabo energizado.

Você já viu essas?

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido
Construção irregular

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis
Novidade

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos
Mais segurança

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.