Nova obra

Após reportagem da Tribuna, praça tradicional de Curitiba será revitalizada

PRACA 12
Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

Três dias depois da publicação da Tribuna sobre as más condições da Praça da Ucrânia, a Prefeitura de Curitiba apresentou um projeto de revitalização do local para moradores da região. Em reunião realizada nesta quinta-feira (27), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) detalhou como deve ser a obra.

>> Atualização!! Veja como vai ficar a nova Praça da Ucrânia

A revitalização na praça está prevista para começar em janeiro de 2024, com duração de cerca de seis meses – segundo a Prefeitura.

LEIA TAMBÉM:

>> Moradora de Palotina narra aflição com explosão: “meu marido estava lá!”

>> Prestes a desabar! Muro de colégio com risco de queda assusta em Curitiba

O projeto prevê a reforma do calçamento, que deve ter o desenho inspirado nos bordados ucranianos e do parquinho infantil. Também terá mais iluminação e nivelamento de toda a calçada. Para comportar os trailers das feirinhas, que acontecem nas quartas, sextas e sábados, o piso central será de concreto armado.

Durante a reunião, foi questionada a falta de um espaço voltado para os idosos no projeto. “Os moradores pagam uma nota de IPTU. E qual que é a área designada para os moradores, para que os idosos possam fazer um exercício? Pouco, né”.

Um morador sugeriu equipamentos das academias ao ar livre. “Não tem um aparelho para o velhinho fazer um exercício igual tem nas outras praças”, desabafou.

Um vizinho da região reforçou a urgência da obra e chamou de sobrevivente quem consegue caminhar pelos desníveis da praça. “Hoje quem caminha lá é sobrevivente. O cara que deu duas voltas lá tem que falar ‘muito bem, sobrevivi hoje’. Aquilo é horrível”, afirmou.

Segundo a SMMA, também está sendo planejado que após a reforma, o trecho da Avenida Cândido Hartmann que fica em frente à praça seja uma via usada mais por moradores, restringindo a passagem de muitos veículos.

Depois da série de sugestões, a secretaria disse que vai analisar as solicitações para uma possível inclusão no projeto. O próximo passo é abrir a licitação para contratar a empresa responsável pela obra.

Como fica a praça até a obra começar?

A prefeitura informou que começou nesta quinta-feira (27) um trabalho de reparação da Praça da Ucrânia, que deve funcionar como uma medida provisória até o início da obra.

Nesse reparo emergencial está prevista a recolocação de algumas pedras de petit-pavê que estão faltando e deixando buracos pelo local.

Avenida importante de Curitiba vive impasse! Qual é a melhor solução?
Vote na enquete!

Avenida importante de Curitiba vive impasse! Qual é a melhor solução?

Empresário de Curitiba conquista todos com esse veículo famoso na Índia
Amarelo simpático!

Empresário de Curitiba conquista todos com esse veículo famoso na Índia

Rapazes têm dia digno de
VÍDEO

Rapazes têm dia digno de “Superhomem” em Curitiba; O que eles fizeram foi INCRÍVEL!!!

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.