Risco para pedestres e visitantes

Tradicional praça de Curitiba pede socorro: “está abandonada”, dizem moradores

Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

“A Praça da Ucrânia está precisando de ajuda. Ela está abandonada. Acho que falta apelo para a prefeitura olhar por nós moradores da região do Bigorrilho”, assim define João Cândido Hartmann, aposentado, que tem o nome da mesma rua em que reside, via que também é o endereço do espaço público que foi inaugurado em 1967, em homenagem ao povo ucraniano.

LEIA MAIS – Shopping de Curitiba anuncia expansão e integração com Parque Barigui

A praça possui uma área de 3.347 m² e é um local bastante conhecido por sua feira de gastronomia, que ocorre toda sexta-feira das 17h às 22h. Pessoas de vários bairros de Curitiba e turistas aproveitam a feira para conhecer a região, e passar momentos em família.

No período noturno, talvez os visitantes nem percebam a falta de estrutura na praça, no piso, escadas, floreiras e das raízes das árvores – que avançam para a rua. Mas ao caminhar pela praça com a luz do dia, é fácil notar que as pedras de petit-pavê estão faltando e deixando buracos pelo local. Próximo à uma pequena escadaria, a pessoa tem adversidades no caminho, inclusive com rachaduras, que deixam o piso irregular.

Promessas

A promessa de uma grande reforma na Praça da Ucrânia é constante, segundo João Cândido. “Todo ano aparece promessa da revitalização, fizeram umas reformas alguns anos, mas puro remendo. Está um perigo, são escadas partidas ou quebradas, floreiras abandonadas, um caos. Já teve um senhor que caiu e foi parar no hospital. Eu confesso que perdi a esperança, acredito que a Praça da Ucrânia não tem o mesmo interesse por parte do prefeito Rafael Greca comparado a da Praça da Espanha. Lá pode ter um glamour maior, mas aqui tem sua história. O investimento aqui é sempre para depois”, disse o aposentado.

LEIA AINDA – Fim das férias! Aulas da rede municipal de Curitiba voltam nesta segunda

Outra questão que chama a atenção dos moradores são raízes de árvores, que arrancam pedras e deixam obstáculos na via, aumentando o risco de tropeços e acidentes nas irregularidades. “É desolador para um espaço público que abriga eventos toda semana estar abandonado”, completou João.

E aí, prefeitura?

Segundo nota da prefeitura, equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente irão até a Praça da Ucrânia fazer uma vistoria e checar os pontos citados na reportagem.

“Ainda neste semestre será lançado o edital para escolher a empresa que vai executar as obras de revitalização da Praça da Ucrânia. O projeto já está pronto e com orçamento reservado para os serviços. As obras devem começar no início do próximo ano”, informou a prefeitura.

Na história do bairro

Quando se fala Cândido Hartmann, no Bigorrilho ou Champagnat para os mais antigos, a relação é com o avô do João, que concedeu entrevista para a Tribuna do Paraná.

“Meu avô tinha um Seco & Molhados, a rua chamava Estrada do Bigorrilho, era um espécie de entreposto, cavalos ficavam aqui descansando com bebedouros, e meu avô ajudava muita gente. Chegou a ganhar o apelido de Pai dos Pobres”, orgulha-se João que recebeu o nome do outro avô.

Manda pra gente

A reclamação com os problemas na Praça da Ucrânia chegou para a Tribuna do Paraná pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias. Você viu alguma irregularidade na sua região? Conhece pessoas que fazem coisas incríveis? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo número (41) 9 9683-9504.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.