Viva a Santa

Procissão, missa, churrasco e bingo; veja programação da Festa de Santa Rita de Cássia

Santuário da Santa das Causas Impossíveis. Foto: Pascom

O Santuário Santa Rita de Cássia – que fica no Hauer, em Curitiba – já iniciou as atividades festivas em homenagem à padroeira, conhecida como a Santa das Causas Impossíveis e considerada uma das mais populares do mundo. As novenas preparatórias começaram no sábado (dia 13) e precedem a grande festa, que será realizada neste domingo (21 de maio).

A programação de domingo começa às 7h, com a primeira missa celebrada pelo padre Jairson Hellmann SCJ. Às 9h30 inicia o transporte da imagem da religiosa da Paróquia Menino Deus – com carreta e bênção das motos, carros e caminhões – até a Praça Alfredo Hauer.

+ Leia mais: Araucária vai ganhar shopping com cinema; saiba quando inaugura

Neste local, às 10h, haverá a missa campal celebrada pelo padre Sildo César da Costa, superior provincial do Sagrado Coração de Jesus, da Província Brasileira Meridional dos sacerdotes do Coração de Jesus (SCJ) – Dehonianos. Cerca de 10 mil pessoas da capital paranaense, de outras cidades e estados devem participar.

Em seguida, às 11h30, haverá o almoço festivo. O cardápio será o Churrasco de Igreja que inclui churrasco de alcatra, risoto, maionese, farofa e serve duas pessoas. O kit almoço serve dois adultos, está sendo vendido a R$ 99,00 na secretaria e pelos telefones 41- 3276-2075 / 3278-6557 / 98778-1840]. O churrasco pode ser consumido no local (é só levar pratos e talheres), mas quem desejar pode levar o alimento para casa e também adquirir porções separadas.

Às 14h tem o show de prêmios com bingo. Das 14h às 21h acontece a quermesse com barracas, venda de sanduíche de pernil, kreps, bebidas, frutas com chocolate, lembranças de Santa Rita, rosas, artigos religiosos, pescaria e atividades recreativas.

+ Veja também: Supermercado de Curitiba tem promoção do 1 real. Veja ofertas!

Ao longo de todo o domingo haverá venda de pastel e do bolo de Santa Rita. De acordo com a presidente da comissão de festa, Cacilda Filus, a expectativa é vender 14 mil fatias de bolo neste ano. Segundo a tradição, quem encontrar uma miniatura da imagem na massa do bolo receberá bênçãos.

Dia devocional

Na segunda (22) – data em que se comemora o Dia de Santa Rita de Cássia – as missas serão às 7h, 9h, 12h, 14h [com transmissão ao vivo pela TV Evangelizar], 16h e 19h. Às 20h tem procissão luminosa pelas ruas do Hauer e novena. A venda de pastel, bolo, lembranças de Santa Rita, artigos religiosos e rosas acontecem o dia todo.

De acordo com o pároco-reitor, padre Maicon Frasson SCJ, o popular “Santuário das Rosas” tem recebido centenas de pessoas ao longo desta semana. O número de visitantes deve crescer ainda mais no domingo e segunda, enchendo de rosas o altar dedicado à padroeira.

“Esse é um momento de muitas graças em nossa comunidade. Para isso, o Santuário preparou nove dias de oração, sempre às 19h, e conta um pouco da história de Santa Rita, seus desafios e modelo de virtudes. Todas as noites – desde 13 de maio – os devotos também se deliciam com a gastronomia variada que envolve um tipo de prato diferente por noite”, explica o sacerdote.

Toda a programação festiva pode ser acompanhada pelas redes sociais e pelo site www.santuariosantaritadecassia.com.br

Capela da Relíquia

Em paralelo à festa, o Santuário – que ano passado precisou da ajuda da comunidade para recuperar o telhado – promove a campanha “Sob o olhar de Santa Rita”. O objetivo é angariar fundos para construir a Capela da Relíquia de Primeiro Grau dentro da igreja. Aceita-se ofertas de qualquer valor e os devotos de todo Brasil podem colaborar por meio do www.santuariosantaritadecassia.com.br.

Como explica o pároco-reitor, padre Maicon Frasson SCJ, “além de fazer sua doação, os fiéis são convidados a registrar seus nomes em formulário próprio e enviar para a secretaria da paróquia. A ideia é escrever na parede o nome de todos que contribuíram com a obra, antes da instalação do mosaico que compõe o projeto”.

E por falar em registro, na festa deste domingo (21), será possível fazer fotos com a imagem da padroeira em frente ao Santuário, dentro do templo e também num espaço especialmente preparado. Desde fevereiro, o Santuário dispõe de um pequeno espaço de oração com a imagem de “Santa Rita na Pedra da Oração” – uma lembrança da trajetória de Rita que sempre acreditou no poder da oração.

História e vida de fé

Santa Rita nasceu na Itália, em 1381. Chamada Margherita, ganhou o carinhoso apelido de Rita com o qual seria conhecida no mundo todo, associado ao título de “santa das causas impossíveis”.

Sua história de fé começa com um casamento contrariado. Conta a narrativa que para satisfazer ao gosto dos pais, a jovem casou com um homem temperamental com o qual teve dois filhos. Durante os 18 anos do matrimônio, ela procurou pregar a paz e a harmonia no lar e, à custa de muita oração, abrandou o temperamento forte do esposo.

Um dia, entretanto, seu marido foi brutalmente assassinado. Na intenção de vingar a morte do pai, os dois filhos de Rita juraram fazer o mesmo com seus malfeitores. Para evitar que seus filhos fizessem o mal a terceiros, Rita pediu que Deus os protegesse e, se fosse o caso, levasse suas almas. E foi o que aconteceu. Os dois morreram, vítimas de uma doença sem cura, após perdoarem os criminosos que tanto odiavam.

Abalada com a morte do esposo e dos filhos, Rita desejou se recolher ao Convento das Agostinianas de Cássia, mas não foi aceita. Com espírito fervoroso, rogou aos santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino. Ingressa no convento com o apoio dos santos, viveu ali 14 anos até sua morte, trazendo na testa um estigma e associando-se a um dos momentos mais fortes da crença católica: a Paixão de Cristo.

Antes disso, ela teria solicitado a uma parente uma rosa vermelha e dois figos do antigo jardim de seus pais. Não era tempo de rosa e nem de figos, mas para a surpresa da mulher, havia uma linda rosa vermelha e dois figos maduros despontando em meio ao jardim.

Rita morreu no mosteiro de Cássia, em 22 de maio de 1457 e não foi sepultada. Seu corpo permaneceu exposto no oratório até 1595, quando foi transferido para a igreja anexa, hoje dedicada a ela. O seu corpo permanece intacto.

Canonizada em 1900, Rita de Cássia é modelo e amparo para milhares de pessoas e é considerada como uma das santas mais populares do mundo.

Segundo o Papa João Paulo II, “Rita foi reconhecida ‘santa’ não tanto pela fama dos milagres que a devoção popular atribui à eficácia de sua intercessão junto de Deus. Porém, muito mais pela sua assombrosa ‘normalidade’ da existência quotidiana, por ela vivida como esposa e mãe, depois como viúva e enfim como monja agostiniana”.

O Santuário Santa Rita de Cássia fica na Rua Padre Dehon, 728, Hauer, Curitiba. Telefones: 41 3276-2075 / 3278-6557 / 98778-1840.

Programação religiosa

Quinta (dia 18): Missa e novena às 9h, 16h (com transmissão pelo YouTube da TV Evangelizar) e às 19h. Venda de pastel e bolo de Santa Rita o dia todo
Até o dia 22, novenas às 19h [também transmitidas pelo Facebook e YouTube @staritactba]

Domingo (21/05): grandiosa festa

7h: Primeira missa do dia, celebrada pelo padre Jairson Hellmann SCJ
9h30: Carreata com imagem de Santa Rita de Cássia, saindo da Paróquia Menino Deus – com carreta e bênção das motos, carros e caminhões – até a Praça Alfredo Hauer
10h: Missa campal celebrada pelo padre Sildo César da Costa SCJ
11h30: Almoço Churrasco de Igreja

Outras missas: 14h, 16h e 19h

Ao longo do dia, diversas atividades recreativas, Filé de Igreja no almoço, show de prêmios (bingo) – 14h, quermesse e vendas de artigos religiosos.

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!
Ô Yeah yeahhhh!

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??
Respondido!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?
Inusitado!

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.