Consulta pública

Escolas cívico-militares: sindicatos não podem ser intimidados pelo governo do PR, diz MPT

Recomendação do MPT também garante aos sindicatos liberdade de fixação de cartazes e distribuição de panfletos. Foto: Divulgação/APP-Sindicato

O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) expediu, na segunda-feira (27) uma recomendação para que a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed-PR) não atrapalhe nem intimide a liberdade de manifestação dos “sindicatos profissionais e seus servidores” durante a consulta pública sobre a adoção do modelo cívico-militar, programada para os dias 28 e 29 de novembro.

LEIA MAIS – IPVA 2024: Como ter desconto e reduzir a pancada no orçamento? Veja essa dica!

A consulta será aplicada em 127 escolas estaduais de ensino regular sobre mudança para o modelo cívico-militar para o ano letivo de 2024. As escolas são do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e abrangem aproximadamente 80 mil alunos da rede estadual.

Sindicatos devem ter livre acesso às escolas, aponta a recomendação

Na recomendação, assinada pelo procurador do trabalho Thiago Milanez Andraus, o Ministério Público recomendou à Seed que não intimidasse “os sindicatos profissionais e seus servidores quando em suas reuniões, publicações e outras atividades estes venham a expressar suas opiniões sindicais, sobre os administradores públicos ou sobre decisões da comunidade escolar que afetem suas condições de trabalho”.

LEIA TAMBÉM:

>> Escolas cívico-militares: sindicato de professores protesta antes de consulta pública no Paraná

>> Paraná pode ter mais 127 escolas cívico-militares em 2024; estado é líder no modelo

Além disso, houve também outras duas recomendações expressas à Secretaria de Educação do Paraná. A primeira foi no sentido de a pasta permitir a distribuição de panfletos e a colocação de faixas “em locais e de forma razoável”, sem que fossem criados entraves injustificados ou qualquer retaliação aos sindicalizados. A segunda indicação recomendava à Seed para que não interferisse no acesso dos sindicalistas às escolas.

APP-Sindicato faz campanha contra a mudança; governo do Estado rebate críticas

O sindicato que representa os professores intensificou o discurso contra a proposta de ampliação no estado que lidera o número de unidades cívico-militares: por enquanto, são 206 escolas operando no modelo, com cerca de 121 mil estudantes matriculados.

LEIA AINDA – Obra gigante do Inter 2 em Curitiba vai bloquear ruas em bairros; saiba onde

O governo Ratinho Junior (PSD) foi às redes sociais explicar o funcionamento do projeto, destacando que a escolha pelo modelo será definida pela comunidade escolar e enfatizando as características das cívico-militares que, em sala de aula, permanecem com autonomia no projeto pedagógico.

A diferença está fora das salas de aula, onde “os militares da reserva atuam como monitores do comportamento dos alunos e podem auxiliar na elaboração de projetos extraclasses; com valorização da cidadania e respeito e mais segurança”, destaca a administração estadual.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.