Bate-boca

VÍDEO: Briga em obra da Linha Verde termina com quebra (pau) de contrato

Treta na obra do Viaduto do Tarumã, na Linha Verde. Foto: Rodrigo Cunha

Um vídeo compartilhado nas redes sociais nesta última terça-feira (31) revela uma discussão acalorada seguida de agressão em meio a obra do Viaduto do Tarumã, em Curitiba. A reforma do viaduto faz parte das obras na Linha Verde Norte 2.1, que vem sendo executada desde o início deste ano pela empresa Trail Infraestrutura Eireli. A Trail, por sua vez, terceirizou parte do serviço e contratou a DBB Construtora para dar andamento de parte da obra.

O contrato da Trail Infraestutura Eireli com a Prefeitura de Curitiba foi orçado em R$ 92 milhões. A empresa tem até o dia 22 de outubro de 2024 para entregar as obras.

No vídeo, um representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada do Paraná (Sintrapav) e o proprietário da empresa que executa o projeto no local, DBB Construtora, discutem no meio dos trabalhadores até chegar em vias de fato.

LEIA TAMBÉM:

>> Cracolândia em Curitiba? Situação de rua expõe riscos e traz medo coletivo

>> Vaquinha virtual arrecada quase R$ 1 milhão para projeto de Renato Freitas em Curitiba

O presidente do Sintrapav, Raimundo Ribeiro Santos Filho, explicou para a reportagem da Tribuna do Paraná que a discussão aconteceu por um desacordo entre trabalhadores e construtora. “A empresa estava descumprindo com questões contratuais. Houve constatação de exames ocupacionais que não foram realizados, fraude em documentações. O dono da empresa tem destratado funcionários com xingamentos. Chegou para nós que a empresa principal, a Trail, teria notificado a DBB Construtora. Por conta disso, quando estávamos alinhando a situação, o dono da empresa começou a xingar todo mundo”, explicou o presidente do sindicato.

Depois da discussão acalorada, o sindicato e a DBB Construtora se reuniram no Ministério do Trabalho, em Curitiba, nesta quarta-feira (1°) para resolver todo o atrito. Cerca de 30 trabalhadores contratados pela DBB Construtora trabalham no Viaduto do Tarumã. Após a briga de terça-feira (31), o Sindicato informou que parte dos funcionários haviam sido expulsos do alojamento, prática que vai na contramão das normas trabalhistas.

Após atrito, construtora será desligada da obra

A Trail Insfraestrutura Eireli informou nesta quarta-feira que estão cientes dos atritos entre a DBB Construtora e Sintrapav. Em resposta para a reportagem da Tribuna do Paraná, a empresa informou que a DBB Construtora foi desligada de todo o escopo da Trail. “A Trail reforça que todo o efetivo que esta empresa atuava, que era de 12% [do total de trabalhadores da obra], está será absorvido pela estrutura. Não compactuamos com ilegalidade trabalhista. Somos afiliados ao sindicato e todos os nossos terceirizados devem ser. É uma exigência da política interna da empresa. Não permitimos nenhum tipo de ilegalidade”, disse.

Em nota, a advogada representante da DBB Construtora, Paloma Medrado Lopes, afirma que não houve discussão com funcionários. O que aconteceu foi um desentendimento com o sindicato. “O pessoal do sindicato foi até o local da obra e queriam fazer uma paralisação. Estavam fazendo algumas reivindicações, as quais inclusive a gente já esclareceu que estavam todas pagas. Está tudo correto, os contratos estão corretos”.

A advogada explica que no dia em que ocorreu o desentendimento com o sindicato, os funcionários foram dispensados para não ocorrerem outras situações.
A empresa se reuniu com o sindicato no Ministério do Trabalho na tarde desta quarta-feira (1º) para falar sobre o ocorrido e solucionar a situação.

Sobre a rescisão do contrato da DBB Construtora, Paloma reitera que isso ainda não foi confirmado e está sendo analisado. “Estamos aguardando realmente a conclusão contratual junto com a Trail para ver se empresa vai ou não continuar”.
Mas a advogada reforça que os funcionários não vão ser atingidos de nenhuma forma. “O sindicato está ciente de que vai ser cumprida toda a legislação trabalhista e nenhum funcionário vai ficar desassistido”.

Episódio não impactou andamento da obra, informa Prefeitura

Em nota nesta quarta-feira (1°) a Prefeitura de Curitiba explicou que o episódio acontecido na última terça-feira (31) na obra do Complexo Tarumã não impactou o andamento dos trabalhos que acontecem no viaduto e nas ruas do entorno do bairro.

“O contrato da Prefeitura de Curitiba é com a empresa Trail Infraestrutura, vencedora do processo licitatório, com a qual mantem os pagamentos rigorosamente em dia. O município não mantém nenhum tipo de vínculo ou de responsabilidade junto à empresa envolvida no incidente, que presta serviço para a Trail”, reforçou a Prefeitura de Curitiba.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.