Congestionamentos diários

Cruzamento caótico de Curitiba fica ainda mais demorado após ação de vândalos

Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

A ação de vândalos prejudica motoristas em um dos pontos mais movimentados do bairro Campina do Siqueira, em Curitiba. Os semáforos entre a Rua Major Heitor Guimarães com a Rua Pedro Viriato Parigot de Souza acabaram virando motivo de reclamação para a Prefeitura de Curitiba, devido ao congestionamento diário na região que faz ligação com inúmeros bairros e com a BR-277, rumo ao interior do Paraná.

LEIA MAIS – Linha Verde tem faixas interditadas após confronto entre Polícia e suspeitos de crime

A formação de filas e os transtornos para os condutores são percebidos ao longo do dia, mas nos horários de pico, a lentidão atrapalha o trânsito e muda a rotina das pessoas. Mesmo com muitos veículos na rua, a ideia da prefeitura nos trechos de vias rápidas e com várias faixas de movimentação, é permitir que o pedestre também tenha uma forma de brecar os carros. A partir disso, foram colocadas botoeiras nos semáforos, equipamento em que a pessoa aperta e alguns segundos depois, o sinal fecha para os veículos.

Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

VIU ESSA? Confirmado! Paul McCartney fará show no Couto Pereira; Veja tudo o que sabemos!

Instaladas em 2015, as botoeiras inteligentes ajudam pessoas idosas ou mesmo com deficiência visual a atravessar a rua com segurança. Números oficiais do Batalhão de Polícia de Trânsito do Paraná (BPTran) relatam uma queda de 80% em atropelamentos em faixas de pedestres que possuem o sistema que orienta as pessoas por sinais sonoros e proporciona tempo maior de travessia.

Vandalismo

Na Major Heitor Guimarães com a Pedro Viriato Parigot de Souza existia a botoeira, mas ela foi vandalizada. Vagner dos Santos, 40 anos, motorista de ônibus, notou que alguma coisa estava errada com o tempo do semáforo, pois neste local, o pedestre tem um tempo maior para atravessar, em comparação com a média de outros pontos na cidade, que chega aos 15 segundos.

LEIA AINDA – Tradicional shopping de Curitiba em fase de ampliação com 20 novas lojas ainda em 2023

“Fui ali e descobri que colocavam uma pedra no botão para o pedestre, ou seja, fechava toda hora o sinal. Acredito que são aqueles ‘prateados’ que fazem mímica, que querem terminar a apresentação e ter tempo para ganhar um dinheiro dos motoristas. Tinha marca cinza no equipamento que tinha sido quebrado”, diz Vagner, que formalizou o problema para a prefeitura pelo 156.

Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

Com a botoeira quebrada, a prefeitura fez a troca por um equipamento mais moderno, em que o pedestre passa a mão próximo ao sensor. Mas não deu certo, e o sistema foi novamente vandalizado. “Já teve a botoeira, sensor, botoeira de novo e no dia 22 de junho passou a ser automático”, informou o motorista de ônibus.

Sobre o vandalismo em botoeiras, em 2022, 45 equipamentos foram danificados em Curitiba. Em 2023, até agora, foram 24 no total. Somente no cruzamento das ruas Major Heitor Guimarães e Pedro Viriato Parigot de Souza, de novembro de 2022 até agora, 28 boteiras foram danificadas.

E aí, prefeitura?

Em nota, a Superintendência de Trânsito (Setran) esclareceu que o tempo de travessia dos semáforos para os pedestres é variável em cada cruzamento da cidade e decorre de um cálculo, que leva em conta questões como a largura da via e o fluxo de pedestres no local. Antes da instalação e programação de cada equipamento, é feito um estudo do cruzamento.

LEIA MAIS – Pedido comum de moradores por bairros de Curitiba chama atenção. Problema crônico?

Quanto ao cruzamento das ruas Major Heitor Guimarães e Pedro Viriato Parigot de Souza, a Superintendência informou que fez algumas alterações recentes na programação semafórica para melhorar a fluidez no local.

Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

“Cabe salientar que em horários de pico há um alto fluxo de veículos, o que pode ocasionar pontos de lentidão, assim como em outras regiões da cidade. Em relação aos congestionamentos, são feitas análises constantes em toda a cidade e a implantação de melhorias como ajustes nas programações semafóricas, binários, alterações de sentido, entre outros”, comunicou a nota.

Sobre a questão de vandalismo e furto de botoeiras, a Setran explicou que existem estudos de engenharia em andamento, que buscam alternativas para inibir ou dificultar o acesso aos equipamentos, inclusive com a pesquisa de diferentes materiais que possam ser menos atrativos nos casos de furto. O órgão mantém ainda diálogo constante e ações integradas com órgãos de segurança no intuito de prevenir e coibir essa prática.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.