Mais rigor

Projeto moderniza lei contra furto de cabos elétricos em Curitiba

Cabos de cobre são roubados diariamente em Curitiba. Foto: Gerson Klaina

O furto e o roubo de cabos elétricos e outros materiais metálicos, para a venda de cobre no mercado paralelo, não é novidade em Curitiba. O crime leva à interrupção de serviços de telefonia, internet e energia elétrica, causando prejuízos milionários à população e às empresas responsáveis pelas atividades econômicas. Na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), um projeto quer aprimorar a legislação e inibir os furtos. A autoria é do vereador Nori Seto (PP). 

A proposta é alterar a lei municipal 14.274/2013, que dispõe sobre a comprovação da origem dos materiais metálicos recicláveis e o cadastro dos fornecedores. A norma já determina que empresas de reciclagem, de recuperação de materiais metálicos, de comércio de baterias e transformadores usado, ferros-velhos e estabelecimentos similares mantenham registros que comprovem a origem dos fios de cobre e materiais metálicos em geral, como arames, peças, placas, tubos e tampos.

+ Leia mais: Marginais torcedores de Athletico e Coritiba usam bateria de fogos como lança-rojão

A ideia, agora, é que o registro destes materiais seja digitalizado. O banco de dados traria, inclusive, fotografias do fornecedor do produto, tirada no ato da transação comercial, de um documento de identidade válido e de um comprovante de residência oficial.

Além disso, deverá trazer a prova da origem do material ou a declaração de origem subscrita pelo fornecedor, “sob as penas da lei”. O projeto mantém a obrigação de serem descritos o material comprado, a quantidade e a data da compra.

De acordo com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), mais de 37 toneladas de fios de cobre foram apreendidas em ações realizadas entre janeiro de 2022 e agosto de 2023, em todo o estado. Deste volume, 724 quilos foram apreendidos na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). 

“O furto de fiação para a comercialização do cobre é um problema sério, que afeta a vida na nossa cidade. Ele causa apagões, insegurança, paralisação de serviços essenciais, prejuízos à economia, riscos à saúde e danos ao meio ambiente”, justifica o autor. Nori Seto acrescenta que as mudanças pretendem “agregar [à lei] outras medidas aptas a inibir furtos e roubos de cabos elétricos, incluindo, sobretudo, ações ágeis de tecnologia”.

+ Veja mais: Mais de 40 bairros de Curitiba e região ficarão sem água nesta semana; veja lista

Caso o fornecedor se recuse a preencher ou a apresentar os dados necessários para o cadastro, o material não poderia ser adquirido. As autoridades policiais teriam permissão para acessar o banco de dados digital.

O projeto não altera a punição às empresas infratoras, como uma multa de até R$ 1 mil e a cassação do alvará do estabelecimento. Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, as novas regras começam a valer 90 dias após a publicação no Diário Oficial do Município. 

Você já viu essas?

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba
Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender
Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba
Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.