Muita água!

Parques de Curitiba alagam após chuvas; Greca explica por que isso não é ruim

Parque Barigui, em Curitiba, em foto feita último domingo (29). Foto: Atila Alberti/Tribuna do Paraná

As fortes chuvas que atingiram o Paraná e também Curitiba, no último fim de semana, alagaram os parques da capital paranaense, entre eles o Barigui e o Tingui. Mas isto, ao contrário do que muita gente pensa, não é algo ruim. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, explicou a importância dos parques de Curitiba durante os temporais, em seu perfil no X, antigo Twitter. “O Parque Barigui, implantado em área estratégica, acabou por cumprir a sua principal função — conter as águas e drená-las, evitando que enchentes cheguem até as casas”, postou.

De acordo com a Prefeitura de Curitiba, todos os parques da cidade foram implantados em áreas estratégicas para evitar enchentes nas regiões onde estão. Além do Barigui, os lagos dos parques São Lourenço, Bacacheri, Tingui e Atuba têm a mesma função. Os dois principais rios da cidade, o Barigui e o Belém, passam dentro dos parques Tingui, Barigui (Rio Barigui) e São Lourenço (Rio Belém) e o Rio Atuba no parque de mesmo nome.

VIU ESSA? “Rainha das araucárias” é derrubada por temporal do Paraná; Árvore tinha 750 anos de idade; Fotos!

Quando as chuvas intensas chegam à cidade, como ocorreu nos últimos dias, os rios sobem e extravasam dentro das áreas dos parques, que conseguem absorver melhor a grande quantidade e evitam enchentes em outras partes da cidade.  

LEIA TAMBÉM:

>> Temporal muda cartão postal de Curitiba; Parque Barigui está debaixo d’água

>> Chuvas intensas no Paraná afetam 57 cidades; Curitiba tem parques alagados

>> Sujeira e prejuízo! Dia depois do temporal é marcado por limpeza e reconstrução na RMC

Parques lineares

Em Curitiba também existem os parques lineares, desde 2003, que ficam ao lado de rios da cidade. Os parques lineares são o Cajuru (bairro Cajuru), Mairi (na divisa da CIC e Fazendinha), Mané Garrincha (CIC) e Yberê (Campo de Santana).

Essas áreas verdes ajudam a preservar as faixas de drenagem de rios e a prevenir enchentes. Os parques também evitam novas ocupações irregulares e oferecem aos moradores uma alternativa de lazer e recreação integrados com a natureza.

Dragagem nos lagos

Os lagos dos parques da cidade passam por manutenção constante, informa a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. De acordo com a gerente de Parques e Praças, Walquiria Pizatto, desde 2019 existe um contrato de serviço permanente para fazer a dragagem dos lagos dos parques São Lourenço, Barigui e de outros lagos do município. 

LEIA AINDA – Cataratas do Iguaçu atingem um dos maiores volumes de água da história

“A limpeza do material que fica assoreado no fundo dos lagos mantém a profundidade desses locais. Também temos outro contrato de contenção das margens, aproveitamos o material que é dragado para fazer a contenção dos lagos que sofrem com o processo de erosão”, explicou Walquiria. 

Esse tipo de contenção é chamado de engenharia natural, pois utiliza o material retirado do próprio lago para reforçar as margens. Essas dragagens são feitas por máquinas específicas do programa Amigo dos Rios

Contra as cheias

Para prevenir alagamentos e minimizar os impactos das fortes chuvas, a administração municipal desenvolve o programa Curitiba Contra as Cheias, executado pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas. São obras de macrodrenagem que aumentam a capacidade de extravasamento de rios e córregos e ajudam a capacidade de a rede suportar grandes precipitações.

Para reduzir os impactos das fortes chuvas também são realizados serviços constantes em galerias, canalizações, perfilamento de rios, reservatórios de contenção de cheias e limpeza de rios e córregos. Um conjunto de ações para minimizar o impacto das fortes chuvas e garantir segurança à população.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui!

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.