Fique esperto

Nove dicas para dirigir com segurança em Curitiba durante chuvas ou enchentes

Dicas para andar de carro na chuva. Foto: Atila Alberti / Tribuna do Paraná

Curitiba comprovou por que tem o apelido de Chuvitiba. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), outubro registrou o maior índice pluviométrico dos últimos 26 anos na cidade, com um acumulado de 393,8 milímetros de chuva. O volume elevado de precipitações continuará pelos próximos meses, devido à ativação do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico.

Dirigir sob chuva e em áreas alagadas exige prática constante e conhecimento das normas de trânsito brasileiras, das condições do veículo, das vias e do entorno, bem como das técnicas de direção defensiva que podem ajudar a evitar situações perigosas para os ocupantes do veículo. 

+ Leia mais: Concurso em Curitiba tem salários de até R$ 24 mil por mês

Atravessar trechos alagados demanda atenção e cuidado redobrados para evitar acidentes e danos – até mesmo irreversíveis – ao veículo. Para auxiliar os motoristas a enfrentar chuvas e alagamentos, cada vez mais comuns nos grandes centros urbanos, o instrutor de direção e especialista em mobilidade urbana do V1, Alexsandro Laures, listou algumas dicas para uma direção defensiva e cautelosa em situação de chuva. 

  • Planeje a sua rota: analise cuidadosamente o trecho a ser percorrido antes de iniciar a viagem. Evite que a água ultrapasse o centro da roda. Caso isso ocorra, sugere-se buscar uma rota alternativa ou estacionar o carro em local seguro e aguardar., pois  o risco de aquaplanagem é considerável. Esteja atento ao percurso, aos veículos ao redor e a possíveis obstáculos ou buracos. 
  • Em caso de aquaplanagem, retire o pé do acelerador sem pisar no freio e sem movimentar o volante até que os pneus voltem a ter contato com o solo.
  • Mantenha uma distância maior do carro à frente ao passar por trechos alagados para evitar acidentes e permitir mais tempo e espaço para manobras em situações de emergência. 
  • Ao dirigir em áreas com acúmulo de água, mantenha a marcha reduzida com  aceleração constante e velocidade moderada. 

+ Leia também: Projeto de novo parque em Curitiba será votado por vereadores nesta segunda

  • Evite acionar a embreagem ou mudar as marchas durante o percurso. 
  • Mantenha os faróis baixos ligados  ao dirigir na chuva, facilitando a visualização do veículo por outros motoristas e pedestres.
  • Nunca ligue o pisca-alerta, pois essa ação pode confundir outros motoristas, que podem acreditar que o carro está parado, aumentando as chances de colisões.
  • Após enfrentar uma tempestade ou alagamento, é importante agendar uma revisão do veículo, para garantir que os componentes eletrônicos não tenham sido danificados ou oxidados.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.