Possibilidade congelante!

Neve em Curitiba? Meteorologista faz análise e não descarta possibilidade

Neve em 2013 no limite dos municípios de Curitiba e Fazenda Rio Grande. Foto: Albari Rosa | Gazeta do Povo | Arquivo

Os últimos dias do mês de maio trouxeram para Curitiba as temperaturas mais baixas do ano, até o momento. A massa de ar polar que atinge o Paraná levou os termômetros da capital paranaense aos 5,6°C, nesta quarta-feira (29). Para o restante do outono e para o inverno, a neve não está descartada, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). No entanto, o fenômeno demanda condições específicas.

“A neve é uma situação muito particular. Além do frio extremo, a gente precisa de nebulosidade, o que indica a presença de umidade. Ou seja, os termômetros precisam estar abaixo dos 3°C e a atmosfera precisa estar úmida, até com algum tipo de garoa. Essa situação não é muito comum, mesmo no sul do Brasil”, explica o meteorologista do Simepar, Samuel Braun.

A última vez em que Curitiba registrou neve foi há onze anos, em 23 de julho de 2013. Entre 8h e 8h30, os termômetros marcaram 2°C. Antes disso, a última ocorrência do fenômeno havia sido em 1975, quando flocos de neve e chuva congelada foram registrados em diversos bairros.

Leia também:

“Não está descartada, até porque já tivemos eventos anteriores. Ela pode acontecer, mesmo que não seja aquela que o pessoal espera, em grande volume. Mas a neve é uma situação que não tem como ser prevista com antecedência. Ela aparece na previsão a partir de cinco dias antes de acontecer”, complementa Braun.

A expectativa é que o começo do inverno não seja de tanto frio. A previsão aponta para temperaturas acima dos valores históricos e tempo bastante seco. No entanto, o La Niña, que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas no Oceano Pacífico, deve trazer ondas de frio para o sul do país entre o final do inverno e o início da primavera. Ou seja, entre agosto e outubro.

Avenida importante de Curitiba vive impasse! Qual é a melhor solução?
Vote na enquete!

Avenida importante de Curitiba vive impasse! Qual é a melhor solução?

Empresário de Curitiba conquista todos com esse veículo famoso na Índia
Amarelo simpático!

Empresário de Curitiba conquista todos com esse veículo famoso na Índia

Rapazes têm dia digno de
VÍDEO

Rapazes têm dia digno de “Superhomem” em Curitiba; O que eles fizeram foi INCRÍVEL!!!

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.