Cuide-se

Curitiba convoca “Dia D” contra a Dengue neste sábado; reserve 10 minutos

Neste sábado 02/03, Curitiba realiza o Dia D de Combate à Dengue. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Neste sábado (2), Curitiba adere à mobilização nacional do Ministério da Saúde e realiza o Dia D de Combate à Dengue. Toda a população está convocada para a ação que propõe que, às 10 horas, neste sábado, cada um tire dez minutos para vistoriar sua casa e eliminar possíveis criadouros do mosquito da dengue.

“Quero pedir a todos os curitibanos, curitibanas e curitibinhas que, no sábado, deem uma olhada no seu quintal”, convocou o prefeito Rafael Greca, em vídeo divulgado nas redes sociais. “Queremos dizer com muita energia no dia 2 de março: xô, dengue!”

+ Leia mais: Tradicional sorveteria de Curitiba, A Formiga é alvo de incêndio criminoso

O objetivo é fazer uma grande mobilização para evitar que o mosquito crie cadeias de transmissão na cidade. Curitiba, embora não viva uma situação de epidemia da dengue como o interior do Paraná e outras regiões do Brasil, tem registrado aumento de casos da doença.

O mais recente informe da dengue, divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na quarta-feira (28), mostra que a capital paranaense registrou 77 novos casos da dengue na semana de 16 a 22 de fevereiro. Com os novos casos, Curitiba soma, de 1º de janeiro a 22 de fevereiro deste ano, 426 casos confirmados da doença – sendo 354 importados (contaminação aconteceu fora do município) e 72 autóctones (transmissão local).

Em 2023, considerando o ano inteiro, foram registrados 687 casos da doença – sendo 652 importados e 35 autóctones.

+ Veja mais: Rua na região da Linha Verde terá intervenção no trânsito para obras

Com o fluxo constante de pessoas que chegam de locais mais afetados pela doença, o vírus acaba circulando com maior intensidade na capital paranaense, favorecendo a transmissão local – o mosquito ao encontrar a pessoa doente em Curitiba adquire o vírus e inicia uma cadeia de transmissão local, contaminando outras pessoas.

Área de risco 

Além da mobilização de toda a sociedade para o Dia D, equipes da Prefeitura vão trabalhar com ações de bloqueio ambiental em cinco locais de maior risco no momento, localizados nas regionais do Tatuquara, Cajuru, CIC, Boa Vista e Bairro Novo. Esses locais foram mapeados por concentrarem maior número de casos.

Nessas áreas de risco, as equipes da Saúde passaram de casa em casa avisando e orientando os moradores nesta sexta-feira (1). E, no dia D de sábado (2), os quintais são vistoriados e realizados tratamento com larvicida quando necessário em locais de acúmulo de água. Nesses pontos localizados no Tatuquara, Cajuru, Boa Vista e Bairro Novo, haverá ainda coleta de entulhos pelos caminhões da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 

+ Viu essa? Pão com vina de Curitiba: conheça o autêntico e tradicional, desde 1945

Além das ações de bloqueio ambiental nas áreas de risco, a Secretaria Municipal da Saúde terá equipes nas dez regionais do município, realizando orientações casa a casa.

“O cuidado contra a dengue deve ser feito o ano todo e deve ser um alerta constante, mas vamos usar a mobilização coletiva nacional do Dia D para movimentar a nossa cidade, todos imbuídos de um mesmo objetivo: frear a dengue”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

Você já viu essas?

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido
Construção irregular

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis
Novidade

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos
Mais segurança

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.