Nova paisagem

Vídeo! Veja Orla de Matinhos antes e depois das obras e engorda da faixa de areia

Orla de Matinhos revitalizada
Balneário Flamingo, em Matinhos. Foto: Reprodução/Facebook/Matinhos Agora

Iniciadas em junho do ano passado, as obras de revitalização da Orla de Matinhos já modificaram a paisagem em diferentes pontos e balneários do município. As mudanças, que podem ser conferidas de perto por quem visita o Litoral do Paraná, também chamam a atenção em postagens feitas na internet.

LEIA AINDA – Pizzaria de Curitiba famosa por pizza com até oito sabores individuais está de casa nova

Em uma publicação feita neste sábado (15), pela página Matinhos Agora, no Facebook, é possível conferir a diferença no Balneário Flamingo. Nas imagens gravadas em 2022 o mar avança forte sobre as pedras, chegando até a avenida e as casas.

+FLAGRA! Vídeo! Motorista de ônibus desenfreado usa área de escape na BR-376 e salva 23 vidas

Já no vídeo de 2023, fica evidente a transformação urbanística da orla, com a faixa de areia alargada, avenida beira-mar com novo asfalto e ciclovias. O local, que ainda está em obras, também deve receber a instalação de bancos e o plantio de vegetação.

VIU ESSA? Encontro de fuscas é atração em Antonina neste domingo; 400 carros são esperados

As mudanças agradam moradores e visitantes, que fazem elogios em comentários na postagem. “Lembro quando o mar já estava chegando nas casas, agora olho e vejo o mar longe. Nossa, é gratificante para as pessoas que têm as casa à beira-mar, tomara que fique assim por muitos anos, está tudo muito lindo. Parabéns, que Deus e a natureza conservem sempre assim”, escreveu uma seguidora da página. “Meu quintal de casa está ficando lindo”, completou outra pessoa, em mais um comentário.

Andamento das obras

Em abril deste ano, a recuperação da orla de Matinhos entra em uma nova etapa de obras. Neste mês estão previstos trabalhos para a urbanização do trecho entre a rua das Sereias e o Mercado do Peixe. Já as intervenções de microdrenagem devem começar em maio. 

LEIA TAMBÉM – Revitalização da orla de Matinhos entra na etapa final da primeira fase

Também em abril, serão realizadas ações como o plantio de espécies nativas da região, o calçamento em paver e petit pavet, o assentamento de meio-fio, os estacionamentos em concregrama, a pavimentação, a melhoria na pista de rolamento da Avenida Atlântica, a instalação de bancos e lixeiras e a colocação de iluminação em LED. 

Revitalização em duas etapas

A revitalização da orla de Matinhos teve início em junho de 2022 e está sendo feita em duas partes, que totalizam mais de R$ 500 milhões de orçamento. A etapa inicial tem o valor de R$ 314,9 milhões, e inclui serviços como o de engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem.

LEIA TAMBÉM – Obra polêmica e muito esperada! Tudo sobre a engorda da Orla de Matinhos

O objetivo das obras é reduzir os impactos causados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e fenômenos naturais – como chuvas fortes e ressacas – que assolam o Litoral e comprometem a infraestrutura urbana, turística e de lazer. 

Nesta etapa inicial, as intervenções estão sendo realizadas pelos 6,3 km entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida. A segunda fase, que ainda não tem data prevista, pretende recuperar o trecho de 1,7 km entre os balneários Flórida e Saint Etienne. As obras também vão incluir a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, pista de acessibilidade e calçada.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.