De cara nova!

Rua de Curitiba é revitalizada e ganha mais espaço para pedestres, restaurantes e bares

Prudente de Moraes ganhou novas calçadas e espaço para mesas externas. Foto: Jose Fernando Ogura/SMCS

Após oito meses de barulho, poeira e mudanças no trânsito, a Alameda Prudente de Moraes, na região central de Curitiba, está devidamente repaginada. Com investimentos de R$ 3,3 milhões, as obras de requalificação que abrangeram três quadras da Prudente foram entregues pelo prefeito Rafael Greca na última terça-feira (31).

LEIA MAIS – VÍDEO: Briga em obra da Linha Verde termina com quebra (pau) de contrato

A ação faz parte dos projetos Rosto da Cidade e Caminhar Melhor, da prefeitura de Curitiba, que aos poucos está revitalizando ruas e áreas da zona central com calçadas mais largas, iluminação especial, novo calçamento e até tratamento especial na fachada de alguns prédios. O objetivo é levar os curitibanos para o centro da cidade e dar novo fôlego à região, que ainda sofre o baque das mudanças sociais e econômicas pós-covid.

A nova Prudente

Após as obras de revitalização: calçadas mais baixas, largas e acessíveis para priorizar o pedestre. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Após as intervenções, o Polo Gastronômico da Prudente de Moraes, que abrange as três quadras entre a Alameda Dr. Carlos de Carvalho e a Rua Professor Fernando Moreira, agora conta com novas calçadas de acessibilidade plena (com meio-fio rebaixado), faixas em concreto liso e lousa de granito. O espaço foi ampliado para acomodar mesas dos bares e restaurantes e foram instalados postes de iluminação específicos para pedestres, além de luminárias viárias.

VIU ESSA? Máscara volta a ser recomendada em Curitiba contra covid-19; saiba quando usar

No trecho, que totaliza 2,3 mil m² de calçada e 420 metros de pavimento, a via foi revitalizada com o reaproveitamento de paralelepípedos originais, para preservar a identidade histórica da rua e diminuir a velocidade do tráfego. Foram incluídos ainda novos mobiliários urbanos, paisagismo, guarda-corpos e balizadores.

Mercado Municipal e Saldanha Marinho

Obras no entorno do Mercado Municipal, que vai ganhar um boulevard. Foto: Daniel Castellano/SMCS

A requalificação da Rua Prudente de Moraes faz parte de um conjunto de iniciativas da prefeitura de Curitiba para dar prioridade ao pedestre e promover a mobilidade sustentável em toda a cidade. No momento, treze quadras do entorno do Mercado Municipal passam pela repaginação, que entrou na reta final e deve ser concluída em janeiro de 2024, com a criação de um boulevard para pedestres e deslocamentos não motorizados entre as avenidas Sete de Setembro e Afonso Camargo.

LEIA MAIS – Entorno do Mercado Municipal de Curitiba ganhará cara nova; Veja como vai ficar!

Em breve, a rua Saldanha Marinho também irá passar por melhorias semelhantes. O projeto executivo está pronto e logo abre para a fase de licitação. A expectativa, segundo a diretora de projetos do Ippuc, a arquiteta Célia Bin, é que até o começo de 2024 a primeira etapa da obra seja iniciada. A revitalização da Saldanha Marinho será dividida em duas etapas. A primeira delas irá da Catedral de Curitiba à rua Fernando Moreira. Já a segunda fase irá até a altura da Praça da Espanha.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.