Região metropolitana

Prefeito de Araucária pede pra sair de partido após polêmica com casamento

Hissan Hussein
Foto: reprodução / Facebook.

Após da polêmica do casamento com uma jovem de 16 anos e a nomeação da sogra para o cargo de secretária de Cultura e Turismo de Araucária, o prefeito da cidade da região metropolitana de Curitiba, Hissan Hussein Dehaini, 65 anos, informou, nesta terça-feira (25), que vai se desligar do partido Cidadania. O prefeito já avisou o diretório estadual e uma nota foi publicada no site da legenda.

++Atualização! Casamento de prefeito com adolescente em Araucária pode ser anulado

Hissan Dehaini estava filiado ao Cidadania desde 2009. No pedido de desfiliação, ele agradeceu o tempo de casa. “Agradeço a convivência que sempre tive na legenda desde 2009, sendo meu único partido de filiação”.

LEIA TAMBÉM:

>> Supermercado de Curitiba é alvo ladrões de mignon e salame; furto terminou em prisão

>> Moradores de pijama coletam assinaturas contra perturbação do sossego em Curitiba

A polêmica estourou quando a noticia do casamento do prefeito com Kauane Rode Camargo, de 16 anos, foi amplamente veiculada na mídia. A diferença de 49 anos virou o principal assunto na cidade e nas redes sociais.

O casamento no civil ocorreu no último dia 12, segundo consta no Jornal Oficial dos Cartórios de Registro Civil. O prefeito se divorciou em 2022, mesmo ano que Kauane foi eleita 2.ª princesa teen. Vale reforçar que mesmo a esposa sendo menor de idade, a relação no Brasil não é ilegal.

Sogra nomeada

Junto com a notícia do casamento, veio a informação da nomeação da sogra do prefeito para o cargo de secretária de Cultura e Turismo. No dia 14 de abril, Marilene Rode assumiu o cargo.

A sogra já era funcionária da prefeitura de Araucária, atuando como diretora-geral da Secretaria de Educação.

Os valores do antigo e do novo salário de Marilene Rode consta no Portal da Transparência. Os ganhos eram de R$ 13.917,38. Com o novo cargo, ela pode chegar a receber um salário de cerca de R$ 21 mil.

O que diz a prefeitura?

Segundo a prefeitura, a nomeação da nova secretária cumpre o que prevê a legislação municipal e “a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público, com ampla vivência na área da Educação e em funções de chefia, assessoramento e direção, inclusive nesta Municipalidade”, diz a nota da prefeitura. Também, que “a composição de seu secretariado é ato discricionário do chefe do Poder Executivo”.

Já sobre o questionamento da nomeação de Marilene Rode, a Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS) disse que “apenas se manifesta acerca de questionamentos feitos com relação a atos praticados por seus agentes no estrito exercício do cargo para o qual foram eleitos e/ou nomeados, bem como em situações em que o fato questionado influencie diretamente na execução da política pública de responsabilidade de seu praticante. Logo, não se enquadrando o presente questionamento na premissa acima, desde já, informamos que esta SMCS não se manifestará sobre o assunto”. A SMCS disse que a decisão segue a legislação municipal.

Troca de partido

Em nota, a SMCS informou que, como Prefeitura, não trata de questões partidárias.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.