Incentivo à energia limpa

Paraná será a “Arábia Saudita do biogás”, diz Ratinho Junior

Governador do Paraná, Ratinho Junior. Foto: Ari Dias/AEN

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), disse nesta quarta-feira (1º) que o Paraná será “a Arábia Saudita” do biogás. O governador prometeu a criação de um “ecossistema” de incentivo a essa energia limpa, com isenção de insumos, investimentos para a construção de gasodutos ligando propriedades e a criação de linhas de fomento. Segundo Ratinho Junior, o projeto está sendo finalizado pelo governo.

LEIA AINDA – Paulo Opuszka, ex-candidato à prefeitura de Curitiba pelo PT, publica vídeo, mas some novamente

As declarações foram parte do discurso de abertura do governador no evento Paraná em Perspectiva: Agro e Sustentabilidade, promovido pela Gazeta do Povo.

O biogás é um tipo de combustível produzido a partir de matéria orgânica. No campo, ele pode ser produzido, por exemplo, a partir de dejetos de animais. Depois, o gás pode servir para a produção de hidrogênio renovável.

LEIA MAIS – Leilão no Paraná tem Amarok, Frontier e motorhome raro com preços honestos; Veja o garimpo!

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a biomassa (a matéria orgânica utilizada como fonte de energia) responde por 7,3% da capacidade instalada de geração no país.

Solução para dejetos aumenta produtividade

De acordo com o governador paranaense, além dos benefícios ambientais, a prática traz benefícios econômicos. Ratinho Junior deu como exemplo uma pequena propriedade de Toledo, no oeste do estado, em que há criação de peixes, porcos e vacas leiteiras. Segundo ele, após o investimento em biogás, a propriedade fatura R$ 5 milhões por ano.

“Os dejetos, que eram um problema para eles, se transformaram em uma renda de R$ 50 mil por meio do biogás. Hoje, eles ganham mais dinheiro com o esterco do porco e do boi do que com os próprios animais”, disse.

Norberto Ortigara, secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, também ressaltou os benefícios econômicos da produção de biogás. “Resolve um passivo de dejetos que estava prejudicando lençóis freáticos. (…) Quando você trata isso, você multiplica por três, por quatro o alojamento de suínos, por exemplo”, explicou.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.