Ícone curitibano

Família de fundador do Bar Stuart resgata história do estabelecimento que está com futuro ameaçado

Fachada do Stuart ostentava a clássica mensagem: Famoso desde 1904. Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

Em meio a diversas dúvidas sobre o seu futuro, o tradicional Bar Stuart, fechado desde o final de 2023 após 119 anos de funcionamento, em Curitiba, tem parte da história ainda desconhecida ou contada de forma imprecisa. Os registros incorretos que se tornaram a história oficial do centenário estabelecimento são apontados pela família do fundador do bar, José Richter, e incluem até mesmo a grafia do nome dele.

Cansados de ver diversas publicações afirmarem que o criador do bar se chamava Joseph, e não José, os herdeiros do fundador do estabelecimento, que no início era a Confeitaria Stuart, querem resgatar a história e corrigir os erros que se consolidaram nas narrativas.

“Não sabemos porque, mas sempre se publica que o nome do meu avó era Joseph, e isto é totalmente errado. O nome dele é José Richter, e esperamos corrigir esse erro”, conta Desirée Becker Carneiro, neta do criador do bar.

+ Leia também: Bar secreto de mestre da coquetalaria reabre em Curitiba; saiba mais

Casal Stuart nunca existiu, diz família de José Richter

E a grafia estrangeira do nome do fundador não é o único erro apontado pelos familiares. Em texto em que conta um pouco da história do Stuart, a filha caçula de José Richter, Deurenis Richter Becker, atualmente com 91 anos, desmente também a origem do nome da então confeitaria, comumente atribuída a um certo “casal Stuart”.

“Meu pai, José Richter, era um excelente confeiteiro e em 1904 abriu a Confeitaria Stuart. Creio também que o meu pai tinha um amor muito grande pela Confeitaria pois meu irmão mais velho, que veio a falecer prematuramente aos oito anos de idade, recebeu o nome de Stuart”, conta a filha do fundador.

A informação de que nunca existiu o tal “casal Stuart” é corroborada por Desirée, que é filha de Deurenis.

“O que a gente sabe na família é que meu pai gostava do nome Stuart, tanto que batizou um dos meus tios com esse nome. Não sabemos de onde surgiu essa história desse tal casal”, afirma.

+ Leia também: Festival de Pão com Bolinho de Curitiba tem 52 participantes; veja todos!

Onde foi o primeiro endereço da Confeitaria e Bar Stuart?

Uma das lacunas históricas que a família Richter ainda não conseguiu preencher é a localização exata da primeira sede da então confeitaria.

“Não consegui entre o ano de 1904 e 1924, qualquer registro ou relato sobre a Confeitaria e o Bar Stuart, mas lembro que meu tio Doca (Pedro Richter), falecido em 1990, contava que antigamente a confeitaria ficava na Rua Aquidaban, atual Emiliano Perneta”, relata Deurenis, que tinha menos de três meses quando o pai faleceu, em 1932.

A partir de 1924, quando José Richter recebeu a licença para instalar a Confeitaria Stuart no imóvel nº 22-A da Rua Comendador Araújo, a história do futuro bar é mais conhecida.

Stuart é marca da boemia curitibana e já recebeu diversas figuras conhecidas

Ainda nesse local, a confeitaria, que já funcionava também como um bar, foi palco de muitas comemorações e eventos da sociedade curitibana. Já consolidado como um ponto de encontro dos curitibanos, o Stuart mudou de endereço novamente em 1927, se instalando na Praça Osório, esquina com a Avenida João Pessoa, atual Avenida Luiz Xavier. E permaneceu nesse endereço mesmo após o falecimento do fundador.

+ Leia também: Smart City Expo Curitiba começa nesta quarta; saiba tudo sobre o evento

“Acredito que após o falecimento de meu pai, minha mãe, Eleonor Weigert Richter, tenha assumido a Confeitaria, pois lembro que contavam que eu ficava em uma prateleira da confeitaria enquanto bebê e que algumas pessoas da confeitaria me levavam para passear na praça”, conta Deurenis.

Poucos anos após a morte de José Richter, os irmãos Leopoldo e Affonso Mehl, que eram primos de Eleonor e trabalhavam no bar, compraram o Stuart. Depois disso, em 1954 o bar se mudou para o endereço atual, em frente à Praça Osório, na esquina com a Alameda Cabral.

Definitivamente consolidado na boêmia curitibana, o bar viveu dias gloriosos nas décadas seguintes, apesar das várias mudanças de dono.

+ Leia também: Curitiba abre mil vagas para castração gratuita de cães e gatos

O Stuart faz parte da história de Curitiba e foi frequentado por políticos como Roberto Requião, Jaime Lerner, o governador Ratinho Junior e o pai Ratinho, o atual presidente Lula, ex-jogadores de futebol, como Romário e o saudoso Sicupira, além de ser um dos locais preferidos do poeta Paulo Leminski.

Você já viu essas?

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil
Um brinde à tradição!

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda
Câmara vai votar

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba
Caçador de Boteco!

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.