Frio

Capital mais fria do Brasil, Curitiba faz mega campanha do agasalho

Prefeito Rafael Greca, com a presidente da FAS, Maria Alice Erthal, e a secretária da Comunicação Social, Cinthia Genguini, lança a Campanha do Agasalho 2024. Curitiba, 18/04/2024. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito Rafael Greca lançou nesta quinta-feira (18) a Campanha do Agasalho 2024. A ação, que acontece todos os anos, incentiva a população a doar agasalhos, principalmente roupas e calçados masculinos, além de cobertores e toalhas de banho que serão usados pela Fundação de Ação Social (FAS) no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade e a pessoas em situação de rua.

A expectativa é que este ano a Campanha do Agasalho ultrapasse as doações registradas em 2023, quando a FAS contabilizou 210.299 peças de roupas, cobertores e calçados.

+ Leia mais: O parmegiana mais querido de Curitiba nasceu no berço da boemia do Paraná

“Nós queremos mais, esperamos que a campanha gere frutos de alegria, de solidariedade e de esperança. Uma campanha do agasalho é fundamental para que possamos compartilhar aquilo que nos sobra, mas que falta na casa dos mais vulneráveis”, disse Greca.

O prefeito destacou ainda a rede de proteção social existente em Curitiba, especialmente com o resgate social e o Mesa Solidária, e elogiou o trabalho executado pelos servidores da FAS no atendimento às pessoas em vulnerabilidade social. 

Considerada a capital mais fria do país, Curitiba costuma registrar temperaturas baixas, principalmente no inverno, e com a ação a Prefeitura busca preservar a saúde e integridade física da população atendida, principalmente aquela que vive nas ruas.

Greca reforçou que a população pode doar para a campanha cobertores, toalhas e roupas para pessoas adultas e crianças, mas principalmente agasalhos e calçados para homens, que são maioria entre a população em situação de rua na cidade.

As doações serão distribuídas às famílias atendidas nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e também nas unidades de atendimento à população de rua, entre elas as de acolhimento, onde esse público pode dormir protegido do frio, se alimentar e fazer a higiene.

Proteção social

Com o slogan Aqueça Corações – Doe Agasalhos, a campanha sugere que os curitibanos separem e doem roupas que estejam em boas condições de uso e, com isso, colaborem para que centenas de pessoas possam ficar aquecidas no inverno. Em 2023, 20% das peças doadas foram descartadas por estarem danificadas.

>>> QUIZ: você sabe quem são os vereadores e vereadoras de Curitiba?

A divulgação da Campanha do Agasalho será feita nos pontos de ônibus, em televisões de alguns veículos do transporte público e em cartazes nos pontos de coleta de doações.

Maria Alice Erthal, presidente da FAS, disse que a participação da comunidade será fundamental neste inverno que, segundo previsões, será chuvoso e com temperaturas muito baixas. “Estamos entrando no período mais frio do ano e o inverno costuma castigar mais as pessoas em vulnerabilidade social, principalmente as que vivem em situação de rua”, disse.

Parceiros

Neste momento, a Campanha do Agasalho conta com dez empresas parceiras, além de órgãos da administração do município, que juntos somam 99 pontos de arrecadação de doações. Clique aqui para ver a lista completa.

São parceiros da campanha: ParkShoppingBarigüi, rede de supermercados Condor, Gigante Atacadista JK, Ritmo Logística S/A, Lojas Colombo (filial – Rua Lourival Wendler, 406), Addinte, TIC Transportes, Academia América Sports and Fitness e o Shopping Palladium Curitiba, que participa pela primeira vez da ação.

+ Saiba mais: Terminal de ônibus importante de Curitiba tem novidade; O que vai mudar?

Além dos pontos de coleta das empresas parceiras, a população poderá entregar doações nos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), nos dez Núcleos Regionais localizados nas Ruas da Cidadania e no Disque Solidariedade, vinculados à FAS. E, ainda, no Instituto Curitiba de Saúde (ICS) e no prédio central da Prefeitura.

Informações e pedidos para participar da campanha como ponto de coleta devem entrar em contato com o Disque Solidariedade, pelo telefone 3350-3596. Pessoas que desejam fazer grandes doações podem solicitar a coleta pela Central 156.

Avenida importante de Curitiba vive impasse! Qual é a melhor solução?
Vote na enquete!

Avenida importante de Curitiba vive impasse! Qual é a melhor solução?

Empresário de Curitiba conquista todos com esse veículo famoso na Índia
Amarelo simpático!

Empresário de Curitiba conquista todos com esse veículo famoso na Índia

Rapazes têm dia digno de
VÍDEO

Rapazes têm dia digno de “Superhomem” em Curitiba; O que eles fizeram foi INCRÍVEL!!!

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.