Concessão de rodovias

BR-277 com problemas faz Paraná cobrar governo Lula por definição de pedágios

Estrada com buraco no Paraná
Buraco em rodovia do Paraná. Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná

A insatisfação do governo do Paraná com mudanças no discurso do governo federal assumiu um tom oficial no fim desta quarta-feira (8), quando foi expedido um ofício a Brasília pedindo celeridade no pacote de concessão de rodovias. A cobrança do Executivo estadual vem seis dias depois do anúncio de um evento público para delegação das rodovias à União, o que acabou não se confirmando. A postura oficial também chega depois de uma nova enxurrada de críticas à omissão do poder público especificamente com a BR-277. Um afundamento no asfalto fez com que a pista sentido litoral do estado, a partir de Curitiba, ficasse interditada.

LEIA MAIS – Vídeo mostra rastro de destruição deixado por caminhão que bateu contra guindaste na BR-277

E então, no fim da tarde de quarta-feira, o governador em exercício do Paraná, Darci Piana, mandou um ofício ao Ministério dos Transportes pedindo celeridade ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na identificação dos motivos que provocaram o afundamento de pista na BR-277 e na solução do problema. A administração da rodovia federal é de responsabilidade da União. O governador Ratinho Junior cumpre agenda no exterior.

A principal ligação dos municípios do Estado com o Litoral e o Porto de Paranaguá foi interrompida na madrugada de quarta-feira e, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trecho onde há fissura, na altura do km 33, foi liberado em apenas uma pista para o fluxo de subida e descida da Serra do Mar, utilizando a pista dupla da subida.

VIU ESSA? BR-376 completamente bloqueada após acidente em São José dos Pinhais

“O alerta do Estado é uma preocupação diante da necessidade de escoamento da maior safra da história, estimada em 20,89 milhões de toneladas de soja, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab)”, argumenta o governo estadual. Neste mês de março, 10.207 caminhões entraram no Porto de Paranaguá para descarregar soja, milho e farelo. Somente nesta quarta, de 0h às 16h, foram recebidos 381 veículos dos 754 que estavam agendados.

LEIA TAMBÉM – Apostador de Curitiba acerta na quina da Mega Sena e fatura R$ 51 mil

O problema no escoamento da produção, com formação de filas de navios no porto, já havia sido apontado pelo setor produtivo – e evidenciado em reportagem da Gazeta do Povo – com críticas à manutenção das estradas, especialmente durante essa temporada de verão.

Como é o modelo de concessão de rodovias proposto pelo governo do Paraná

No formato de concessão de rodovias, que teria sido acordado entre o governo do Paraná e o Ministério dos Transportes, estão previstos investimentos de mais de R$ 50 bilhões em obras de duplicações, contornos e viadutos, além de manutenção das rodovias, pelos próximos 30 anos. O lote 2, que contempla o trecho da BR-277 na Serra do Mar, já recebeu o aval do Tribunal de Contas da União.

Ao total, as concessões devem abranger 3,3 mil quilômetros de rodovias estaduais (35%) e federais (65%). O modelo de leilão foi desenvolvido em conjunto pelo governo do estado, governo federal, Assembleia Legislativa, setor produtivo e sociedade civil organizada e tem como base três premissas: menor tarifa, maior número de obras e transparência no processo.

LEIA AINDA – Mais de um ano sem pedágio no Paraná: falta de manutenção nas rodovias preocupa

De acordo com o modelo, vence o leilão quem apresentar o maior desconto na tarifa de pedágio estabelecida em edital, com expectativa de redução em relação aos preços praticados no antigo Anel de Integração. O Paraná será o único estado brasileiro em que modelo que vai a leilão não contará com outorga e nem limite no desconto da tarifa.

O contrato prevê que além de conceder o maior desconto na tarifa para vencer o leilão, a concessionária precisa realizar um aporte financeiro de valor proporcional ao desconto concedido, chamado de seguro-usuário, para garantir a execução do acordo previsto e evitar a paralisação e judicialização das obras.

“A cessão da rodovia à iniciativa privada, construída em comum acordo entre o Governo do Paraná, Assembleia Legislativa do Estado, a sociedade civil organizada e o próprio Ministério, prevê investimentos em obras estruturantes em um curto período, evitando que incidentes como o que ocorre neste momento se tornem rotina. O Paraná e o Brasil não podem ter impedimento no seu caminho de progresso”, afirma o ofício encaminhado ao ministro Renan Filho.

“Acreditando que o diálogo republicano iniciado com a sua posse simboliza afinidade aos interesses da população paranaense e que a sua postura, num curto espaço de tempo, demonstrou que sabe a importância de colocar as necessidades da população acima de toda e qualquer vontade política, agradeço a sua habitual presteza”, completa o documento.

Você já viu essas?

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba
Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender
Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba
Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.