Meio ambiente

Água do lago do Parque Barigui, em Curitiba, está verde: sinal bom ou ruim?

lago verde parque barigui
Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

Quem passou perto do lago do Parque Barigui, um dos principais pontos turísticos de Curitiba, nesta terça-feira (29) percebeu que a água está verde. É possível notar o aspecto esverdeado em toda a extensão dos 230 mil metros quadrados do imenso lago.

Em entrevista para a Tribuna, o professor do curso de Ciências Biológicas da Pontifica Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Rodrigo de Andrade Kersten explica o que pode estar acontecendo no local. Ele disse que não é possível identificar completamente a situação sem uma análise técnica do lago. Entretanto, a característica verde indica a presença de algas.

LEIA TAMBÉM:

>> Pastel por quilo em Curitiba: mais de 40 opções de ingredientes para rechear

>> Shopping de Curitiba faz investimento milionário em reformas; veja as novidades

Algas na água: sinal bom ou ruim?

De acordo com o professor, em um aspecto geral, existe a possibilidade do crescimento de algas trazerem alguns problemas para animais, como peixes, e humanos, já que alguns tipos são tóxicos. Mas ele reitera que é necessária uma análise aprofundada para compreender o que está no lago do Parque Barigui.

O biólogo conta que o excesso de nutrientes na água é a principal causa para o crescimento de algas. “Nesses lagos de Curitiba, os excessos de nutrientes são restos de esgoto mesmo”. O professor também diz que algas podem crescer facilmente em lagos quando há excesso de adubo. No entanto essa situação é mais provável quando existe uma plantação próxima.

Somando poluição, sujeira e possível falta de tratamento adequado, outra característica do lago do Parque Barigui que pode facilitar o crescimento das algas é a água parada.

O especialista indica duas formas para resolver o problema: cortar a fonte de poluição ou fazer a oxigenação artificial da água, colocando uma fonte para promover a circulação do lago, por exemplo.

E aí, Prefeitura de Curitiba?

Em nota, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba alega que a água do lago do Parque Barigui está verde por conta de plantas aquáticas invasoras que se reproduzem com facilidade em alguns lagos urbanos.

Apesar de trazerem uma coloração diferente para o lago, a secretaria afirma que “as algas são sazonais e não prejudicam os peixes e nem a oxigenação da água”.

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!
Ô Yeah yeahhhh!

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??
Respondido!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?
Inusitado!

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.