Cuidado

Perigo real: como se proteger da tromba d’água e cabeça d’água

Foto: divulgação AEN

Dois casos no Litoral do Paraná envolvendo cabeça d´água acabaram acendendo o sinal de alerta no Corpo de Bombeiros, nesta temporada 2023/2024. Nas ocorrências, ninguém saiu ferido, mas o desespero de quem enfrenta ou é surpreendido por este fenômeno é aterrorizante.

A primeira situação ocorreu no fim do ano passado no Salto dos Macacos, em Morretes. Segundo os Bombeiros, 34 pessoas estavam na região quando a cabeça d´água se formou. Grande parte conseguiu sair por conta, mas cinco pessoas tiveram dificuldades de deixar o local. Um um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) chegou a ser acionado. 

A segunda ocorrência foi no último fim de semana no rio São João, também em Morretes. Um homem procurou os guarda-vidas do Posto Curva do Félix, informando que esposa e filha não conseguiram transpor o rio São João, devido a uma cabeça d’água. A família estava em passeio visitando a cachoeira Tombo d’água quando a água desceu e assustou a família. Com a orientação dos bombeiros, mãe e filha seguiram por uma trilha e estão bem. 

+ Leia mais: Após dias de chuva forte, Matinhos ganha arco-íris incrível; veja fotos!

O que chamamos de cabeça d’água é uma grande quantidade de água que surge repentinamente avançando por um rio ou descendo sobre uma cachoeira. O grande volume de água surge de forma muito rápida e faz o nível do rio subir muito e de forma súbita. Na cachoeira, o volume de água aumenta rapidamente tornando-se extremamente perigoso, pois a força da água causa um grande arrastão, deslocando pedras, vegetação e o outros objetos.

A cabeça d´água pode ocorrer quando uma chuva muito forte cai sobre a cabeceira de um rio. É um fenômeno extremamente traiçoeiro, pois a água pode aumentar em um lugar mesmo sem estar chovendo na mesma hora. 

+ Leia mais: Prática abusiva: recrutadora de empregos de Curitiba deixa candidato no prejuízo

O que é tromba d’água?

Muitos confundem os fenômenos, mas a tromba d’água é uma nuvem funil que se forma sobre um corpo d’água que se prolonga da base da nuvem até tocar a superfície da água. A tromba d´água pode se formar sobre um rio, mar, um lago ou no oceano. O formato é muito parecido com o de um tornado.

+ Leia mais: Navio gigante atraca em Paranaguá; Tamanho equivale a 13 biarticulados enfileirados

Como se proteger dos fenômenos

De acordo com a capitã do Corpo de Bombeiros, Debora Kolossoskei, a principal dica é acompanhar a previsão do tempo antes de seguir para um passeio em que uma cachoeira vai ser visitada. “A principal orientação é ficar de olho nas condições meteorológicas do local. Enquanto estiver no passeio, verifique o nível do rio, sem tem muitos galhos e folhas na água. Evite dias fechados ou chuvosos, e caso o tempo piore, termine a atividade antes, pois tem a chance de ser levado pela água enquanto estiver se banhando”, disse Kolossoskei.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.