O que ele carrega?

Navio gigante atraca em Paranaguá; Tamanho equivale a 13 biarticulados enfileirados

O MSC Natasha XIII tem 12 vezes o tamanho do Cristo Redentor, o navio possui também 48,20 metros de largura, 139,7 mil toneladas de capacidade e pode transportar até 14.432 contêineres.

O Porto de Paranaguá recebeu, nesta segunda-feira (29), o navio MSC Natasha XIII, do armador Mediterranean Shipping Company (MSC). A embarcação, que atracou na empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), é o maior porta-contêineres em comprimento a ser recebido no Paraná: são 366 metros de ponta a ponta. O recorde anterior aconteceu em novembro de 2022 com o navio APL Yangshan, do armador francês CMA CGM, com 347 metros.

Para se ter uma ideia do tamanho do MSC Natasha XIII, é equivalente a 13 biarticulados de aproximadamente 28 metros de comprimento enfileirados. O navio possui também 48,20 metros de largura, 139,7 mil toneladas de capacidade e pode transportar até 14.432 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner). Vindo dos Estados Unidos, a escala do MSC Natasha XIII na TCP movimentará um grande volume de carne congelada, principal commodity de exportação do terminal.

+Relembre! As cargas mais curiosas que já chegaram ao Porto de Paranaguá!

“Receber o MSC Natasha XIII e, futuramente, o MSC Elisa XIII, também com 366 metros, mostra o quanto estamos preparados para atender a esta crescente demanda de mercado”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

“A atracação do navio com as dimensões do MSC Natasha XIII é um marco significativo para o nosso terminal e consolida a posição da TCP como operador de navios dessa magnitude. Isso está alinhado a um dos pilares de nossa estratégia, que é atuar como um hub portuário para os armadores, centralizando suas operações de maneira segura e eficiente em nosso porto”, afirma a gerente comercial de armadores da TCP, Carolina Brown.

Recentemente, outro navio diferentão chamou atenção no Porto de Paranaguá. “Bons ventos” trouxeram o graneleiro Pyxis Ocean até a Baía de Paranaguá. O navio é adaptado com duas “asas”. Veja fotos aqui!

Mais um gigante a caminho!

A próxima atracação de um navio desse porte na TCP já está prevista para a primeira semana de fevereiro com a chegada do navio MSC Elisa XIII, embarcação irmã do MSC Natasha XIII, que possui exatamente as mesmas características de comprimento, largura e capacidade.

Cargas inusitadas no Porto de Paranaguá

>> Exército recebe 20 blindados gigantes dos EUA no Porto de Paranaguá

>> Paraná é porta de entrada para veículos militares importados do US Army pelo exército brasileiro; Fotos!

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui!

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.