Vizinho indesejado

Sujeira e mau cheiro diários: moradores em Curitiba exigem solução para vazamento

Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

Moradores e ciclistas que passam pela ciclovia localizada ao lado da linha férrea, no trecho entre a Avenida Paraná e a Rua Jovino do Rosário, convivem diariamente com a sujeira e o mau cheiro provocados por um vazamento de água na região. De acordo com a vizinhança, o problema teve início cerca de um ano e meio atrás, inicialmente com a presença de uma espécie de mina d´água que molhava o canteiro localizado entre a pista da ciclovia e os trilhos da linha férrea.

“Depois de um tempo, após um período de chuva, começou a sair um cheiro muito forte das poças que se formaram no local. Por isso achamos que era uma saída de esgoto clandestina ou algo assim”, explica a farmacêutica aposentada Carmem Maria Wouk, que mora perto do local do vazamento.

LEIA TAMBÉM:

>> Próxima de escola, rua de Curitiba passa a ter sentido único a partir desta quarta-feira

>> Caminhão é fechado na BR-277 e invade trecho de obra; Congestionamento é enorme!

Após alguns pedidos para a Sanepar e para a prefeitura, uma obra realizada nas proximidades. O problema do vazamento parecia ter sido solucionado, mas logo voltou com mais força.

“Fizeram uma obra no encanamento na via rápida e parecia que o problema estava resolvido. Mas logo começou a acumular água novamente. E quando chove fica ainda pior porque aumenta bastante o volume. E não faz muito tempo, não sei se a prefeitura ou a Sanepar abriu uma vala mais funda no local para a água escoar e não cair na loja de carros que fica logo abaixo da linha do trem”, complementa a moradora.

Carmen está preocupada com a possibilidade proliferação de doenças, especialmente a dengue neste período de forte calor, já que a água parada é um criadouro potencial para o mosquito Aedes Aegypti. O sol também contribui para que o cheiro ruim que vem da água represada no local fique mais forte.

Promessa de melhorias

Procurada pela reportagem, a Sanepar informou que não há ligação de esgoto no local e que a canalização que passa sob esse trecho é de água pluvial. Por isso, a manutenção é responsabilidade da prefeitura.

Já a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) de Curitiba afirmou ter identificado a origem do vazamento e ter dado início ao planejamento para a realização do conserto.

“A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) informa que, por meio de sondagem, identificou tubulação de drenagem quebrada na galeria de água pluvial, a 6 metros de profundidade. As tratativas de programação dos serviços estão sendo compatibilizadas com a Copel, para remoção do poste de energia elétrica localizado ao lado da área erodida. Assim que o mesmo for removido, a Smop iniciará a recuperação da galeria”, afirma a nota.

A Copel informa que a Prefeitura Municipal de Curitiba pediu, nesta quarta-feira (07), a realocação de um poste no bairro Boa Vista para realizar uma obra municipal. A companhia vai realizar a realocação nesta quinta-feira (08).

Denuncie!

Essa matéria foi feita após a denuncia de um leitor da Tribuna. Para enviar a sua denúncia entre em contato com o nosso WhatsApp dos Caçadores de Notícia no número 41 9683-9504.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.