Veja como participar!

Região de Curitiba tem consulta pública aberta sobre licitação do transporte coletivo

Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), o governo estadual lançou uma consulta pública sobre a licitação do transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba, nesta quinta-feira (30). São 29 cidades envolvidas.

VIU ESSA? Delegado é preso no Paraná suspeito de contrabandear carga milionária do Paraguai

A consulta para a população segue por 15 dias e é a primeira etapa da fase externa da licitação, que pretende regulamentar a concessão e oferecer melhorias no serviço público. “A consulta pública vai ficar disponível por esse período para os interessados lerem e fazerem críticas ou sugestões. Depois, faremos uma análise. O edital é para aprimorar a licitação”, disse o presidente da Amep, Gilson Santos.

Entre as novidades está a inclusão de todos os municípios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba, passando de 19 para 29 cidades. A licitação prevê a concessão em quatro lotes, com um período de contrato de 12 anos. Promete implementação de frota nova, com atenção especial a quesitos de sustentabilidade ambiental, e veículos equipados com wi-fi. “Com a licitação, atenderemos todos os 29 municípios da RMC. Isso é um ganho para essas cidades que ainda não são atendidas. Terá uma maior integração com a capital, aumentando as linhas de ônibus e diminuição de tarifas”, destacou Santos.

LEIA MAIS – Nota Curitibana sorteia prêmio de R$ 50 mil; Veja o resultado!

Em mais de 30 anos de existência do sistema, nunca foi feita licitação para o transporte público – será a primeira do estado. As empresas operam em “permissão precária”, pois não houve concorrência e regulamentação. “O estado, através da Amep, está promovendo essa licitação para termos um contrato e, com esse contrato, conseguirmos uma maior segurança na exigência e no controle do sistema”, complementou.

De acordo com o presidente da Amep, o lançamento da licitação no mercado deve acontecer no começo de 2024. A consulta pública está disponível aqui.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.