Mobilidade

Obras na mega-estação do Novo Inter 2 vão mudar “tudo” em via do Cabral

Audiência vai esclarecer mudanças na região do Cabral para implantação do Novo Inter 2. Foto: Ippuc

A implantação da Estação Prisma Solar Agrárias começa a ser feita na segunda quinzena de janeiro. Antes da execução do projeto, técnicos da Prefeitura de Curitiba reúnem moradores e a comunidade do entorno do equipamento para esclarecer a rotina da intervenção.

A reunião pública acontece na próxima terça-feira (16), às 14h30, no auditório da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), na Rua dos Funcionários, 1.559.

Na oportunidade, serão detalhadas as fases de implantação do equipamento, bloqueios de pista, desvios de trânsito e alteração do itinerário dos ônibus que circulam na Rua dos Funcionários, especialmente no trecho entre as ruas Jaime Balão e Recife.

+ Viu essa? Tarifa zero em Curitiba não é utopia: sistema é viável e poderia ser aplicado

A primeira ação envolve a supressão de 15 exemplares de pinus, hoje alinhados em frente ao equipamento. O corte, já autorizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), será necessário para a readequação da calçada e ajustes na geometria da pista para acomodar a nova estação. Durante a implantação, o equipamento será desativado, impactando a rotina dos usuários.

O projeto será executado pela Ecco Prax, de Treze Tilias (SC), especializada em construção modular. A estação modelo integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, no Projeto Novo Inter 2, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A intervenção começa neste mês e deve ser concluída até o final de março.

Na última segunda-feira (8), técnicos da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), área que gerencia os contratos multilaterais do município, realizaram a reunião de partida com a empresa executora. Na oportunidade, foram avaliadas estratégias do plano de ataque da execução.

Os representantes da empresa também receberam orientações sobre as exigências de qualidade e excelência que fazem parte do financiamento multilateral, especialmente nas questões socioambientais.

+ Veja também: Vigas gigantes vão interditar BR-376, na região de Curitiba, neste fim de semana

“Há requisitos do BID, como outros agentes financiadores internacionais, que devem ser seguidos pelos executores, sob o acompanhamento da administração. É uma combinação da legislação brasileira com salvaguardas do banco e que impactam nas verificações de conformidade e qualidade do projeto”, explica o engenheiro civil Marcio Teixeira, coordenador geral da Utag.

O contrato prevê a entrega do equipamento em até 120 dias, incluindo as instalações e a adequação viária do entorno, pelo valor de R$ 4 milhões. A Estação Prisma Solar servirá de modelo para os demais 11 pontos de parada da Linha Direta Inter 2.

Concebido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o projeto prevê uso de placas fotovoltaicas e conforto térmico, entre outras inovações. A área do entorno também deve ser preparada para a intermodalidade, com tráfego viário, deslocamentos a pé, embarque e desembarque de carros por aplicativos e locação de bicicletas compartilhadas.

Temporal em Curitiba deixa seis bairros sem energia horas após chuvarada

No total, a nova estação será composta de módulos estruturados, que serão montados na sede da empresa para instalação no local da obra. O cronograma prevê a execução simultânea da parte viária. “Essa combinação permite que o prazo para entrega seja menor, com menos impacto para a vizinhança”, explica Teixeira.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.