Veja como garantir a sua!

Mudas de árvores de graça em Curitiba: tem pitanga, jabuticaba, ipê e até pau-brasil

Milhares de mudas de árvores serão distribuídas em Curitiba. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

A distribuição de mudas de árvores em Curitiba terá uma espécie inédita na próxima terça-feira (23): o pau-brasil, árvore-símbolo do país. Essa é a primeira vez que a muda será disponibilizada dentro do programa 100 Mil Árvores para Curitiba, em ação especial na semana do aniversário do Descobrimento do Brasil – em 22 de abril de 1.500. Veja abaixo horários e endereços para a retirada das mudas.

LEIA AINDA – QUIZ: você sabe quem são os vereadores e vereadoras de Curitiba?

Além do pau-brasil, também estarão disponíveis mudas de espécies nativas como sibipiruna e ipês de cores variadas, e frutíferas, como pitanga e jabuticaba, cultivadas pelo departamento de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no Horto Municipal da Barreirinha.

As distribuições deste mês serão feitas em todas as regionais de Curitiba. Serão doadas 5 mil espécies e metade será de pau-brasil. Cada Rua da Cidadania vai disponibilizar 500 mudas à população (250 de pau-brasil).

Cuidados especiais com o pau-brasil

Cultivar pau-brasil exige cuidados especiais e o plantio não pode ser feito em qualquer lugar, como diz o responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro. “Essa não é uma espécie curitibana, é nativa das florestas tropicais brasileiras, da Mata Atlântica. Isso significa que gosta de calor e umidade. Além disso, é uma árvore de porte médio a grande, pode atingir de 10 a 12 metros de altura, logo, precisa de espaço.”

VIU ESSA? O parmegiana mais querido de Curitiba nasceu no berço da boemia do Paraná

Ele ainda explica que o local de plantio da árvore precisa ser amplo e receber bastante sol, as regas precisam ser caprichadas e, nos primeiros anos, a muda precisará ser coberta no frio, de preferência com plástico transparente, para criar uma espécie de estufa particular.

O pau-brasil, da espécie Paubrasilia echinata, era extraído pelos portugueses na época do descobrimento devido à sua madeira e sua resina, que era utilizada em tintas. Por conta de seu alto valor econômico e abundância no território, o país foi nomeado em homenagem à espécie, muito presente no Rio de Janeiro e no litoral nordestino.

Autorização para plantar?

Para o plantio em áreas privadas da cidade, não há restrição, mas em via pública, além de autorização, é necessário seguir algumas regras. “É preciso respeitar as normas de urbanização da cidade em espaços públicos. Em lugares privados, é sempre bom perguntar para especialistas. Mesmo que seja só uma mudinha, ela pode ficar muito grande, então talvez não possa ficar perto de casas ou muros”, afirma Salgueiro.

O plantio das árvores deve levar em conta fatores como a existência de fiação elétrica, largura das calçadas e outras características. Essas questões serão avaliadas no momento do preenchimento do cadastro para retirada, para que seja possível indicar a melhor muda de árvore para os objetivos do cidadão.

100 mil árvores para Curitiba

O programa 100 Mil Árvores para Curitiba foi lançado pelo prefeito Rafael Greca em 2019 e duraria um ano. Com o sucesso e o engajamento da população, o programa é renovado anualmente e, hoje, a cidade já contabiliza mais de 487 mil plantios. Até o fim de junho de 2024, a capital chegará à marca de 500 mil mudas plantadas, desde 2019.

A entrega das mudas é um compromisso da Prefeitura de Curitiba em deixar a cidade cada vez mais verde e sustentável. A infraestrutura verde da cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera, lembra o diretor do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.

“Por isso, nossa política de ampliação dos plantios é grande aliada nas ações para mitigação e resiliência frente às mudanças climáticas. As árvores ainda promovem sombra e servem de abrigo à fauna silvestre”, reforça.

Onde retirar sua muda

Dia 23 de abril

BAIRRO NOVO: Rua Tijucas do Sul, 1.700, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h
CIC: Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, a partir das 8h30
BOA VISTA: Av. Paraná, 3.600, a partir das 9h
BOQUEIRÃO: Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430, a partir das 9h
CAJURU: Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150, a partir das 9h
MATRIZ: Praça Rui Barbosa, 101, a partir das 9h
PINHEIRINHO: Av. Winston Churchill, 2033, a partir das 9h
PORTÃO: Rua Carlos Klemtz, 1.700, a partir das 9h
SANTA FELICIDADE: Rua Santa Bertila Boscardin, 213, a partir das 9h
TATUQUARA: Rua Olivardo Konoroski Bueno, a partir das 9h

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!
Ô Yeah yeahhhh!

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??
Respondido!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?
Inusitado!

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.