Trecho urbano da BR-476

Linha Verde tem prisões por embriaguez e acidentes atendidos pela Guarda Municipal

Guarda Municipal de Curitiba faz atendimentos na Linha Verde. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Responsável pelo atendimento de acidentes e pela fiscalização de trânsito no trecho urbano da Linha Verde (BR-476), a Guarda Municipal de Curitiba já registrou 39 acidentes nos 22 km que atende, desde janeiro deste ano. Entre as ocorrências, sete pessoas foram flagradas e presas por embriaguez ao volante. A maior parte dos casos ocorreu nos fins de semana, durante a madrugada.

LEIA MAIS – VÍDEO! Caminhão abandona comboio e evita mega acidente ao usar área de escape na BR-376

“Infelizmente temos flagrado muitos casos de condutores que insistem em beber e dirigir. Essa é uma conduta inaceitável, que causa acidentes e mortes”, diz a superintendente de trânsito, Rosangela Battistella.

Rosangela esclarece ainda que conduzir veículo sob efeito de álcool é crime, previsto no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Ao dirigir é preciso ter responsabilidade com a sua vida e das demais pessoas que estão no trânsito”, reforça.

LEIA AINDA – Bloco de carnaval formado por bombeiros de folga tem briga, treta e correria no Litoral; Vídeo!

O gerente do Grupamento de Trânsito da Guarda Municipal (GTran), supervisor Edison Bretas Junior, explica que as equipes dispõem de etilômetros, equipamentos capazes de verificar a presença de álcool no sangue. Em caso de flagrante, os condutores são detidos e encaminhados para a Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran).   

“No momento do teste do bafômetro, o condutor que apresenta índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido é detido, deve pagar multa e tem a CNH suspensa, além de responder por crime”, esclarece.

Para os prontos-socorros

Segundo a secretária municipal de saúde, Beatriz Nadas, o estado de embriaguez ao volante traz prejuízos e compromete também a área de saúde, já que boa parte dos atendimentos a traumas graves atendidos nos prontos-socorros da cidade tem o uso do álcool como fator causal preponderante.

VIU ESSA? VÍDEO! Incêndio no Warung Club em Santa Catarina; Destruição total!

“Uma prova desta associação perniciosa é que, diferentemente das outras causas de atendimento de emergência, os acidentes de trânsito graves tem sua incidência aumentada nas noites de sexta e sábado, justamente quando o consumo de álcool se faz mais preponderante pela população, resultando em superlotação dos nossos serviços de emergência”, afirma a secretária.

GM na Linha Verde

Graças a um Acordo Técnico (ACT) entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Prefeitura de Curitiba, a Guarda Municipal é responsável pelo atendimento de acidentes e pela fiscalização de trânsito nos 22 km de trecho urbano da Linha Verde (BR-476), que é uma rodovia federal. A ação é inédita no país.

Para isso, os guardas municipais foram capacitados pela PRF. No fim do ano passado e janeiro deste ano, os atendimentos tiveram início de forma conjunta, em operações assistidas. Em fevereiro, a GM de Curitiba assumiu o atendimento no trecho.

Você já viu essas?

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba
Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender
Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba
Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.