Erosão

Chuva afunda calçada e abre buraco perto de ponto turístico em Curitiba

Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

Um buraco na calçada em frente a um condomínio residencial em uma rua de acesso ao Jardim Botânico vem causando apreensão aos moradores da região. Causado pelo significativo volume de chuvas que atingiu Curitiba no início do ano, o dano no local deve ser arrumado nos próximos dias, de acordo com a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP).

O problema surgiu há cerca de três semanas, inicialmente com o afundamento da calçada, seguido pelo surgimento do buraco, na Rua Dr. Corrêa Coelho, bastante utilizada por ônibus de turismo que levam visitantes até o Jardim Botânico.

LEIA TAMBÉM:

>> “Nos sentimos abandonados”: comerciantes do Boqueirão reclamam de poeirão

>> Celulares e eletrônicos são atrações em bazar que vai acontecer em Curitiba

Assustada com a evolução da dimensão do problema, a síndica do prédio que fica exatamente em frente ao buraco, Simone Pereira Krygier Menoncin, solicitou informações para a Sanepar, por achar que os danos seriam causados por algum problema no sistema de distribuição de água.

“Percebemos que o buraco estava aumentando diariamente e chamamos a Sanepar. Eles vieram aqui e disseram que o problema era na galeria de água pluvial, que é responsabilidade da prefeitura”, explica a síndica.

A partir daí ela e alguns outros moradores procuraram a prefeitura em busca de uma solução para o problema, inclusive porque outra parte da calçada também afundou nas proximidades da entrada da garagem do condomínio.

“Com a chuvarada que deu a calçada foi ficando mais ondulada e esse buraco continuou crescendo. A água da chuva vai erodindo cada vez mais a calçada. Estamos muito preocupados porque alguém pode cair e se machucar ali onde tem o buraco e aqui passam muitas pessoas que visitam o Jardim Botânico”, complementa.

Após as solicitações à prefeitura, equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas foram até o local e isolaram a área ao redor do buraco para evitar acidentes enquanto o conserto não começa.

Quando vão arrumar?

Procurada pela reportagem da Tribuna, a Prefeitura de Curitiba afirma que a manutenção da galeria pluvial e da calçada já está prevista no cronograma da SMOP.

Equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) estão mobilizadas, trabalhando nos bairros para avaliar e restabelecer danos que tem sido causados pelas chuvas volumosas neste período de verão. A prioridade no reparo considera a gravidade e os riscos às pessoas.

Na Rua Doutor Correia Coelho, no Jardim Botânico, o volume das águas provocou uma erosão em um trecho da calçada. O local foi sinalizado para evitar acidentes e a manutenção na galeria de águas pluviais está na programação do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop”, afirma a nota da prefeitura.

Você já viu essas?

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba
Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender
Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba
Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.