Cadê a segurança?

Gangue da bike assusta no Batel: roubo de bolsas, celulares e até correntes

O roubo de celulares e correntes por assaltantes de bicicleta tem sido um transtorno para quem passa pela Avenida Sete de Setembro, próximo à Praça do Japão. Eles abordam pedestres nos arredores da praça e arrancam os itens das mãos ou pescoço das vítimas de maneira rápida e fogem na sequência. Além de estarem na bicicleta, os ladrões utilizam capacete e, às vezes, máscaras. Semanalmente, os prédios comerciais recebem pedidos para compartilhar imagens das câmeras de segurança.

“Umas duas ou três vezes por semana eu vejo alguém ser assaltado aqui na frente ou aparece alguém aqui pedindo imagem da câmera de segurança para usar no B.O.”, afirma a recepcionista de um prédio que pediu para não ser identificada. A administração do condomínio proibiu o compartilhamento das imagens das câmeras de segurança, exceto se for pedido da polícia.

LEIA TAMBÉM:

>> Tocha das Olimpíadas de 2016 vai a leilão em Curitiba por 10% do valor de mercado

>> Cliente incendiado em posto de Curitiba perdoa agressor; Motivo da briga foi banal

O funcionário público Fernando Maurício esteve no prédio na semana passada em busca das imagens. A esposa dele foi assaltada na Sete de Setembro, no trecho entre as ruas Padre Ildefonso e Silveira Peixoto. Ela estava a caminho da farmácia quando foi abordada por um homem. De bicicleta, ele passou e arrancou o colar que estava no pescoço dela.

“O homem parecia um ciclista normal, estava até de capacete. Quando fomos na delegacia, falaram que são quatro ou cinco assaltantes que estão lá todos os dias, de manhã, na hora do almoço como foi com minha mulher, ou no final da tarde. O policial nos disse que eles focam em mulheres”, relata Fernando.

Gangue preocupa Conseg

Comerciantes e moradores do bairro têm acumulado denúncias no Conselho Comunitário de Segurança, que repassa as situações à Guarda Municipal. “A gente sabe que o efetivo da Polícia Militar é pequeno dentro de Curitiba. Não é o suficiente para tudo que a gente precisa. A gente orienta a população a ligar para a Guarda Municipal, o tempo de resposta é bem mais rápido”, afirma a vice-presidente do Conseg do Batel, Denise Pereira do Vale.

O trabalho se tornou preventivo desde a chamada “Gangue do Rolex” que atua na cidade em busca de relógios de luxo. A orientação do Conseg é deixar objetos de valor em casa ao circular pela Avenida Sete de Setembro.

“Tem que tomar cuidado. Não pode sair de casa com joias ou relógios à mostra. Vidro de carro tem que estar fechado. A prevenção é o melhor caminho”, complementa Denise.

O que dizem as Forças de Segurança

A Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Polícia Civil foram questionadas sobre as ações para combater os roubos na região.

A Polícia Militar respondeu para a Tribuna do Paraná que realiza o policiamento preventivo e repressivo na região. Em nota, a PM reforçou que a população pode denunciar atitudes suspeitas ou crimes pelo telefone 190 ou pelo Aplicativo APP190 PR.

Já a Guarda Municipal afirmou para a Tribuna que mantém o monitoramento em praças e órgãos públicos de toda a cidade e que presta apoio às forças de segurança.

A responsabilidade por identificar os assaltantes é da Polícia Civil. A reportagem aguarda um retorno da Delegacia de Furtos e Roubos.

Participe!

A história da Gangue da Bike foi denunciada para a Tribuna por um dos nossos leitores. Ele entrou em contato pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias. Você viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo número (41) 9 9683-9504.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.