Desvalorizados

Entregadores do iFood em Curitiba protestam após atraso de pagamento

Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

Entregadores de Curitiba que prestam serviço para a plataforma iFood se reuniram em um protesto na manhã e tarde desta quinta-feira (29), em frente ao Shopping Mueller, no Centro da capital paranaense. O maior motivo para a manifestação dos motoboys é o atraso do pagamento semanal, que deveria ter sido realizado na manhã de quarta-feira (28).

Um dos manifestantes, Sulivann Thaigro explica que os entregadores trabalham de segunda-feira a domingo e sempre recebem o pagamento semanal na quarta-feira. “No máximo, eles pagam a gente às 8 horas [de quarta]. Só que dessa vez não pagaram. Passou 20 horas de ontem, 8 horas de hoje e nada. A gente já queria reivindicar faz tempo, ai aproveitamos essa brecha”, relata Thaigro.

LEIA TAMBÉM:

>> Empresa faz poda de pinheiro na RMC após reclamação de moradora: “vi a morte de perto”

>> Curitiba está em alerta severo para tempestade; Trovões e tempo fechado!

De acordo com ele, cerca de 100 entregadores se reuniram em frente ao shopping. O local foi escolhido por ser um dos pontos em que há mais movimento de entregas pelo iFood. “Aqui é o lugar que sai mais pedido. Dentro do shopping tem bastante coisa e sai bem mais pedidos”, diz o motoboy.

Na chegada, os manifestantes deixaram as motos em frente ao shopping. Entretanto, pouco tempo depois agentes da Guarda Municipal (GM), que realizaram acompanhamento preventivo da ação, pediram para que as motos fossem retiradas do local. Para continuar com o protesto, os entregadores empilharam as bags em frente a doca do shopping, local onde os pedidos são retirados.

Motoboys protestam e reclamam sobre condições de trabalho no iFood

Apesar da falta do pagamento ter sido o motivo principal para a reunião dos trabalhadores, a classe possui outras reclamações. Um dos pontos apresentados por Thaigro é a dificuldade em conseguir conversar com alguém dentro da plataforma.

“A gente não tem retorno, a gente só fala com robô no aplicativo. Isso que deixa a gente chateado”, reclama. Ele acrescenta que mais motoboys se reuniram em outros pontos de Curitiba para protestar. “É geral, ninguém recebeu”.

Além dessas situações, os entregadores do iFood também reclamam da demora na liberação do pedido; de receberem apenas R$ 3,50 como adicional em dias de chuva; da taxa de espera quando o cliente demora para receber o pedido; da falta de valorização da profissão.

Cansado dessa situação, o representante da classe anseia por condições melhores no trabalho: “Nós temos que lutar, senão ninguém luta por nós”.

A reportagem da Tribuna do Paraná procurou o iFood. Por meio de nota, a empresa confirmou problemas no pagamento e afirmou que a situação já foi resolvida. Leia na íntegra:

“O iFood respeita o direito à manifestação pacífica e à livre expressão dos entregadores. Desde 2019 trabalhamos na construção de espaços recorrentes e permanentes de escuta e melhoria constante. Como empresa brasileira e ciente do seu papel na geração de oportunidades, temos nos dedicado na criação de uma agenda sólida e perene de diálogo com os trabalhadores e representantes da categoria para o aprimoramento de iniciativas que garantam mais dignidade, ganhos e mais transparência para estes profissionais.

Sobre o pagamento, o iFood informa que mais cedo tivemos problemas técnicos que afetaram as transferências dos repasses. No entanto, esses já foram solucionados. Após esforços conjuntos com nossa instituição bancária, conseguimos normalizar as operações de pagamento e todos os repasses já foram realizados. Agradecemos a compreensão.”

Você já viu essas?

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido
Construção irregular

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis
Novidade

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos
Mais segurança

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.