Interminável?!

Empresa tem contrato rompido e obra de delegacia na RMC é saqueada por marginais; Vídeo!

delegacia de Colombo que já foi alvo de furto, segue sem previsão de inauguração Leia mais em https://www.tribunapr.com.br/?p=3443895&preview=true Copyright © 2023, Tribuna do Paraná. Todos os direitos reservados.
Foto: Rodrigo Cunha/Tribuna do Paraná

O que era para ser uma Delegacia Cidadã na cidade de Colombo, região metropolitana de Curitiba, está se tornando uma verdadeira dor de cabeça para vizinhos que acumulam reclamações do local que está praticamente abandonado pelo poder público. A delegacia tinha previsão de inauguração em 2021 – quando o Governo do Estado do Paraná anunciou a reta final das obras. Porém, até agora nada foi feito e o local, que era para prestar atendimentos na área de segurança para a população já foi até alvo de furtos e vandalismo. Vizinham relatam que o local está sendo saqueado cada dia que passa.

Em 2022 a Tribuna do Paraná mostrou o problema que a obra estava enfrentando. Na época, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná (Sesp), era aguardada a construção de um muro de contenção que seria realizada pela empreiteira responsável pela obra. Enquanto isso não acontecia, o prédio foi alvo de furtos e vandalismos. Marginais levaram fiações elétricas, deixaram janelas quebradas e até buracos no teto. Vizinhos do local contaram à reportagem da Tribuna que até o ar-condicionado e os geradores de energia foram danificados e alguns até roubados.

+ Leia mais: Casarão desaba no Centro de Curitiba e Bombeiros procuram possíveis vítimas

O projeto que é avaliado em quase R$ 4 milhões pretende substituir as duas delegacias da cidade, sendo elas a Delegacia de Polícia de Colombo (sede) e a do Alto Maracanã.

População na bronca!

Moradores do bairro Santa Terezinha II – onde fica localizada a Delegacia Cidadã de Colombo – estão na bronca. A obra nunca termina e a violência na região só aumenta.

A aposentada Nilza do Rocio, de 60 anos, comentou sobre a falta de segurança na região e o descaso por parte do poder público. Assista a seguir!

O analista de patrimônio, Sergio kotlevski, 47 anos, morador no bairro, relata que os furtos no prédio da Delegacia Cidadão são recorrentes. “Estávamos esperando que viesse a delegacia para trazer mais segurança, mas a obra parou, e aí o pessoal entrou, tirou porta, cabo elétrico, ar-condicionado que já estava instalado, entraram em casa de vizinhos para assaltar. Ficavam ali dentro. Agora colocaram câmeras de segurança, mas não adianta nada. Quem paga a conta somos nós”, afirma.

Contrato rompido!

Em nova visita ao local de pouco mais de 1 mil metros², foi possível perceber que o muro de contenção nas laterais da delegacia já foi construído. Mas e agora, o que falta para que a delegacia comece a funcionar?

De acordo com a Sesp, a empresa contratada para realizar as obras teve o contrato rescindido por não cumprir com um termo de ajustamento de conduta. Ainda de acordo com a Sesp, está sendo realizado um levantamento para ver o que ainda precisa para a finalização da construção.

+ Leia também: TECPUC anuncia fechamento de cursos e demissão de professores: “estão deixando nossos filhos na rua”

E aí, Sesp?

Em nota à Tribuna do Paraná, a Secretaria da Segurança Pública informa que a obra da Delegacia Cidadã de Colombo está com 81,28% concluída, ou seja, ainda não se encontra em condições de uso. “Para melhor atender a população da região e em menor tempo possível a Secretaria das Cidades (SECID) em conjunto com a SESP, está providenciando a nova licitação do remanescente de obra, paralelamente ao processo de rescisão contratual e penalidades a empresa que anteriormente executava a referida obra”, diz a nota.

Delegacia Cidadã

O novo módulo da Delegacia Cidadã de Colombo prevê espaços separados para atendimento seletivo às vítimas e agressores, em ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos, e também inclui salas para advogados e para a Polícia Militar.

O local também contará com a acessibilidade para pessoas com dificuldades motoras e banheiros adaptados.

Segundo a Polícia Civil do Paraná, os departamentos de atendimento e investigação serão unificados, facilitando a troca de informações entre os delegados e investigadores e o andamento dos inquéritos.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.