Alunos e pais revoltados

TECPUC anuncia fechamento de cursos e demissão de professores: “estão deixando nossos filhos na rua”

Imagem mostra o portal de entrada da Puc Paraná
Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.

“Estou sem chão, estão deixando os nossos filhos na rua. Não deram satisfação e estão colocando mais de 400 estudantes sem colégio para 2024 ”, desabafou uma mãe ao ter conhecimento de que os cursos de Ensino Técnico, Profissionalizantes e Ensino Médio Integrado do Centro de Educação Profissional do Irmão Mário Cristóvão (TECPUC), serão fechados no fim deste ano. Além disso, professores foram comunicados por e-mail que estão sendo demitidos. Integrante do Grupo Marista, o TECPUC prepara jovens e adultos para o mercado profissional há mais de 30 anos.

LEIA MAIS – Identificadas as duas vítimas de queda de avião na região metropolitana de Curitiba

O aviso oficial aos pais ocorreu em uma reunião na noite de segunda-feira (18) no auditório John Henry Newman, anexo à biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O anúncio provocou revolta, xingamentos, angústia e desespero nos responsáveis pelos estudantes. O motivo do fechamento dos cursos de Ensino Médio Técnico em Administração e Ensino Médio Técnico em Informática não foi informado pelos diretores da instituição, o que provocou ainda mais alvoroço. 

Leticia Gaziri, mãe de uma adolescente de 16 anos, e responsável pela frase no começo da reportagem, não conseguiu dormir e está abalada com o que presenciou. “Minha filha está arrasada, os nossos planos foram destruídos depois de muito trabalho, estudo e suor. Tem aluno que já não foi para aula nesta terça-feira (19), já pensou no professor que recebeu a demissão e vai ter que seguir até o fim do ano? O diretor do TECPUC falou que iria fechar o colégio esse ano, e estaria tentando uma parceria com o SESI. A grade curricular dos alunos não bate com nenhum colégio, ou seja, precisaria de adaptação. A minha filha teria que retornar para o primeiro ano, sendo que 2024, ela faria o vestibular”, reforçou Leticia. 

VIU ESSA? Cursos de piloto de drone em Curitiba indicam caminho para profissão com salários atraentes

Para André Luiz Mayer, pai de um adolescente no 1º ano do Ensino Médio Técnico em Informática, a direção da instituição foi cruel com alunos que sonham com uma profissão. “No nosso caso, houve um amplo estudo pela escolha do TECPUC, e da promessa do diploma técnico em Informática. Foi informado que alocariam um balcão de negociação para incluir os alunos no SESI, de onde eu já tinha retirado meu filho, pois a mensalidade havia subido em demasia. Faltou sensibilidade com o investimento e escolha feita pelos pais em busca de um possibilidade de uma profissão aos alunos”, descreveu André

Gestão Marista

Desde janeiro de 2022, a gestão da TECPUC está sendo compartilhada entre o Marista Brasil, responsável pelo Ensino Médio Integrado, e a PUCPR, responsável pelo processo de descontinuidade e encerramento dos cursos profissionalizantes, técnicos subsequentes, extensão e cursos in company.

LEIA AINDA – “Oitentões” dão exemplo e são orgulho na empresa em que trabalham em Curitiba

Na reunião com os pais, foi informado que existe a possibilidade de alguns alunos serem transferidos para o Colégio Marista Santa Maria, no bairro São Lourenço. No entanto, o custo da mensalidade é maior que o TECPUC, e ainda tem a questão de distância para alguns pais.

“O valor é bem superior ao que eu pago mensalmente, quase três vezes, e é do outro lado da cidade. Quando matriculei a minha filha no primeiro ano, era obrigatório comprar o material dos três anos. E agora, colocamos os livros na rua ao lado dos nossos filhos? Isso é revoltante, estão jogando a responsabilidade total para os pais. Queremos somente o que foi combinado, que nossos filhos terminem os cursos ”, completou Letícia. 

Os pais estão se mobilizando para realizar na quarta-feira (20), uma manifestação em frente ao TECPUC, que fica anexo ao Campus Prado Velho da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Além disso, os responsáveis já estão formalizando ações individuais e conjuntas em órgãos de apoio ao consumidor como Reclame Aqui e Procon-PR.

E aí, TECPUC? 

Em nota, a TECPUC confirmou que irá encerrar as atividades em 2023, e que estará oferecendo suporte aos impactados. “Após extenso estudo, o TECPUC decidiu encerrar suas atividades ao fim do ano letivo de 2023.  A instituição lamenta o encerramento das atividades e informa que ao longo de sua existência, o TECPUC atuou na formação de jovens hoje aptos a desenvolver-se profissionalmente. 

A instituição valoriza a dedicação e o comprometimento dos envolvidos e acredita que os frutos desse trabalho serão colhidos por um longo tempo, tornando a missão de educar transformadora para todos que participaram desta caminhada. 

Os colaboradores impactados já foram informados e estão recebendo suporte neste momento. Da mesma forma, os estudantes e familiares estão sendo acompanhados e assistidos pela instituição para facilitar a transferência para outras escolas de ensino regular ou técnico na cidade”, diz a nota. 

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.