Reconhecimento

Curitiba pode declarar Religiões de Matriz Africana patrimônio cultural

Projeto ainda vai tramitar nas comissões da Câmara. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Destacando que há registros das Religiões de Matriz Africana na capital do Paraná desde o século 18, a vereadora Giorgia Prates (PT) apresentou um projeto de lei para declará-las Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Curitiba.

A iniciativa foi protocolada no Legislativo no último dia 12 de dezembro e ainda tem que passar pela análise das comissões temáticas da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) antes de estar apta à votação em plenário.

+ Veja mais: BR-376, no Paraná, vai ser bloqueada por três dias para manutenção de radares

Dois ataques a casas dedicadas a religiões de matriz africana na Grande Curitiba, em 2023, são citados pela vereadora Giorgia Prates na justificativa, em tom de denúncia da intolerância religiosa na capital do Paraná. “A declaração e reconhecimento das religiões de matriz africana como patrimônio cultural de natureza imaterial  é uma ação estratégica e comprometida com a preservação, garantia e continuidade dessas sabedorias, costumes e existências, fazendo o combate ao racismo religioso e à intolerância religiosa”, diz a justificativa do projeto de lei.

Nos anexos ao projeto de lei, Giorgia Prates elenca uma série de estudos sobre a história da população negra em Curitiba, para demonstrar os cerca de 300 anos de contribuições para a formação da cidade. Também destaca que a declaração das Religiões de Matriz Africana como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de Curitiba está amparada na nota pública 6/2021 da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, para quem a medida respeita a pluralidade religiosa e a diversidade cultural do país.

Crime de tortura: Idosa foge de asilo no Paraná e pede por socorro na rua

“Diante do que se pode observar nas denúncias noticiadas em Curitiba, factualmente o que ocorre é que tanto os cultos religiosos de matriz africana, quanto os povos tradicionais de religiões de matriz africana, sofrem ataques e violências. Eles têm o direito à liberdade de culto incompleto”, registrou a parlamentar. Neste ano, Giorgia Prates reservou emendas parlamentares para diversas entidades sociais ligadas ao movimento negro, inclusive para a realização da Conferência de Saúde dos Povos de Terreiros.

Em dezembro de 2023, a CMC aprovou a Declaração de Utilidade Pública ao Terreiro Vovó Benta, em reconhecimento ao trabalho social realizado no Bairro Alto, por iniciativa do vereador Serginho do Posto (União), quando várias manifestações contra a intolerância religiosa foram realizadas em plenário. “Temos que romper os preconceitos”, disse Giorgia Prates, na ocasião.

+ Leia mais: Pequeno Icaro é um guerreiro e família precisa de ajuda com tratamento caríssimo

Um mês antes, em novembro, o argumento foi mobilizado para aprovar o cristianismo como manifestação cultural de Curitiba, por iniciativa do vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade).

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.