Saiba onde!

Cruzamento movimentado de Curitiba perto de novo supermercado ganha semáforo

Novo semáforo no cruzamento das ruas Laudelino Ferreira Lopes e José Zaleski, no Capão Raso. Foto: Levy Ferreira/SMCS

O cruzamento das ruas Laudelino Ferreira Lopes e José Zaleski, no bairro Capão Raso, em Curitiba, conta com um novo semáforo, instalado na terça-feira (16). A mudança, segundo a prefeitura, foi realizada para melhorar a segurança viária para pedestres e motoristas.

LEIA AINDA – Vereadores pressionam prefeitura para liberar uso de calçadas por bares e restaurantes

A instalação do equipamento foi feita pela Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran), após estudos de impacto de um novo polo gerador de tráfego – um supermercado inaugurado na região. A instalação do equipamento, neste caso, é uma das medidas mitigadoras e compensatórias para o trânsito. O semáforo no Capão Raso também atende às solicitações dos moradores, que enfrentavam dificuldades para transitar pela região.

“O semáforo tem a função de garantir o direito de passagem. Quando o fluxo começa a ficar mais intenso e passa a demorar mais para que as pessoas consigam realizar a travessia, é feita a instalação do dispositivo para ajudar na organização e segurança”, comentou o diretor de Planejamento e Operação da Setran, Pedro Darci da Silva Junior.

VIU ESSA? Ciclone extratropical dá lugar para massa de ar frio no Paraná; Temperaturas vão despencar

Segundo o diretor, a falta de respeito à sinalização e o excesso de velocidade no local também foram determinantes para a instalação.

Além do novo supermercado instalado na região, em outubro de 2023, o bairro recebeu o binário José Zaleski/Odair Pazello, o que também modificou o tráfego. 

Semáforos de Curitiba

Atualmente, Curitiba tem aproximadamente 1.300 cruzamentos semaforizados. Desde 2017, foram instalados 122 novos, incluindo 30 semáforos sonoros e com maior tempo de abertura para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Além disso, 242 semáforos já existentes foram revitalizados neste período. 

Intervenções no trânsito

De acordo com a prefeitura, intervenções como essa no trânsito da cidade são sempre precedidas por estudos técnicos que analisam o fluxo de veículos, pedestres e o impacto no tráfego. Essas análises se baseiam no monitoramento realizado pela Superintendência de Trânsito, bem como nas solicitações recebidas pela Central 156 de Atendimento ao CidadãoFala Curitiba e outros canais da Prefeitura.

Atenção motorista! Bairro de Curitiba tem mudança no trânsito a partir desta terça-feira (16)
Sentido único!

Atenção motorista! Bairro de Curitiba tem mudança no trânsito a partir desta terça-feira (16)

“Fenômeno Greca”: popular entre curitibanos e envolvido em polêmicas
Balanço da gestão

“Fenômeno Greca”: popular entre curitibanos e envolvido em polêmicas

Mais do mesmo? O que esperar das eleições municipais em Curitiba
Eleições 2024

Mais do mesmo? O que esperar das eleições municipais em Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.