Suplementação

Magnésio melhora o sono e previne até Diabetes: conheça cinco benefícios

O magnésio é o quarto mineral mais presente em nosso organismo e, suplementado, traz grandes benefícios (Imagem: Carey Jaman | Shutterstock)

Encontrado naturalmente em amêndoas, folhas verdes, vegetais, grãos integrais, peixes, frutas e diversos outros alimentos, o magnésio é um mineral essencial que desempenha uma variedade de funções vitais no corpo humano. Ele participa desde a regulação dos batimentos cardíacos até a nossa saúde óssea.

Devido aos seus inúmeros benefícios e à sua importância para o funcionamento adequado do organismo humano, a procura por magnésio na forma de suplemento natural tem crescido consideravelmente. Considerado o quarto mineral mais abundante em nosso corpo, junto ao cálcio, sódio e potássio, Larissa Amorim, nutricionista da Always Fit, uma plataforma de e-commerce especializado em suplementos naturais, destaca algumas situações nas quais o magnésio pode ser usado como um verdadeiro aliado. Veja a seguir!

LEIA TAMBÉM:

>> Ciclone extratropical dá lugar para massa de ar frio no Paraná; Temperaturas vão despencar

>> Vereadores pressionam prefeitura para liberar uso de calçadas por bares e restaurantes

1. Problemas com sono

Ter uma boa noite de sono é essencial para se manter saudável e garantir qualidade de vida. Dentre suas funções, o magnésio também está presente na produção de serotonina, neurotransmissor que, além de regular o sono, age na redução da ansiedade e do estresse.

2. Prevenção de diabetes

O magnésio atua no controle do açúcar no sangue. Logo, sua deficiência pode levar ao desenvolvimento de diabetes. Portanto, é necessária a ingestão adequada do mineral para reduzir as chances de doenças graves.

3. Prevenção da osteoporose

Com o avanço da idade, é comum que os ossos se enfraqueçam. O uso desse mineral pode ajudar a evitar a osteoporose, agindo na absorção de cálcio dos ossos, tornando o processo de envelhecimento mais saudável.

Mulher sorrindo com a ilustração de um intestino na barriga
Incômodos intestinais podem ser aliviados com o magnésio (Imagem: New Africa | Shutterstock)

4. Problemas estomacais ou intestinais

Azia, refluxo, gastrite, indigestão e outros desconfortos são problemas que afetam até mesmo diariamente uma boa parcela da população. O magnésio também ajuda a evitá-los, agindo como um antiácido e regulando o funcionamento intestinal.

5. Atividade físicas

Para aqueles que praticam atividades físicas, o magnésio é um ótimo aliado para melhorar o rendimento e desempenho. Ele atua também no alívio de tensões musculares e cãibras, tornando a prática de exercícios mais eficaz.

Além disso, esse tipo de mineral está presente na produção de energia, redução de pressão arterial, sanguínea e em muitas outras funções. Por isso, seu consumo é importante para manter o funcionamento do corpo em equilíbrio, promovendo o bem-estar.

Por Juliana Gusmão

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!
Ô Yeah yeahhhh!

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??
Respondido!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?
Inusitado!

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.