Saúde

Hospital de Curitiba ganha classificação de Alta Conformidade pela Anvisa

Foto: divulgação.

Hospitais com unidades de terapia intensiva (UTI) e com serviços de diálise participaram de encontro regional de segurança do paciente, promovido pelo Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Curitiba. No evento, o Hospital São Vicente foi classificado como Alta Conformidade, a partir da Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente, coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com o objetivo de discutir as práticas relacionadas à segurança do paciente, o seminário teve como foco central a avaliação das instituições de saúde quanto à conformidade com os padrões estabelecidos nesse quesito.

LEIA TAMBÉM:

>> Copel: privatização é aprovada pelos paranaenses? Veja pesquisa com avaliação

>> Vereadores pressionam prefeitura para liberar uso de calçadas por bares e restaurantes

Anualmente, a avaliação é realizada para reforçar a cultura da segurança nos serviços e de boas práticas de assistência à saúde em prol do paciente. Segundo a Secretaria da Saúde, o Paraná possui 128 hospitais com UTI e 48 instituições que realizam os serviços de diálise, sendo que 117 aderiram voluntariamente à avaliação nacional.

“A segurança e o cuidado com o paciente são norteadores das práticas do São Vicente. Por isso, é tão importante estarmos com mais de 200 profissionais da área da saúde que valorizam as boas práticas. É de extrema importância que o Estado realize esse tipo de iniciativa e reconheça o trabalho de lidar diariamente com desafios e sempre colocar a saúde do paciente em primeiro lugar”, explica Marcia Schneider, diretora-executiva do Hospital São Vicente.

Além da troca de experiências, os profissionais da área também abordaram temas como elaboração dos Planos de Segurança do Paciente, uso de ferramentas de gestão para o monitoramento do risco relacionado à assistência e notificação de eventos adversos.

Schneider ainda reforçou que o seminário auxilia no planejamento e estratégia do hospital para prever possíveis oportunidades de melhoria contínua para a qualidade do atendimento não só do paciente, mas também no apoio aos familiares que o acompanham. Para receber o prêmio estiveram presentes a dra. Cecilia Vasconcelos, direta técnica do Hospital São Vicente, e Ronielson Ferreira, coordenador de gestão de qualidade do Hospital São Vicente.

Atenção motorista! Bairro de Curitiba tem mudança no trânsito a partir desta terça-feira (16)
Sentido único!

Atenção motorista! Bairro de Curitiba tem mudança no trânsito a partir desta terça-feira (16)

“Fenômeno Greca”: popular entre curitibanos e envolvido em polêmicas
Balanço da gestão

“Fenômeno Greca”: popular entre curitibanos e envolvido em polêmicas

Mais do mesmo? O que esperar das eleições municipais em Curitiba
Eleições 2024

Mais do mesmo? O que esperar das eleições municipais em Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.