Viagem internacional

Certificado de vacinação da febre amarela pode ser solicitado online

febre amarela
Foto: Daniel Castellano/SMCS

Entre os inúmeros documentos exigidos em uma viagem internacional, diversos países pedem que o turista apresente o Certificado Internacional de Vacinação e ou Profilaxia (CIVP) da febre amarela. É um documento que comprova que o viajante está imunizado contra o vírus e pode seguir a viagem em segurança.

Quem mora em Curitiba ganhou recentemente uma facilidade maior para solicitar o seu certificado. Antes a emissão era feita apenas de forma presencial, em três unidades de saúde de Curitiba e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Aeroporto Afonso Pena, com prazo médio de emissão de dez dias úteis. Agora, é possível emitir o documento em até três dias úteis sem sair de casa.

+ Leia mais: Bombeiros resgatam dois banhistas vítimas de afogamento em Guaratuba

Desde que esse serviço passou a ser oferecido, mais de mil moradores de Curitiba já aproveitaram a praticidade de emitir a CIVP através da Central. O contato pode ser feito por telefone ou e-mail.

Os certificados emitidos antes de junho de 2022 precisam ser renovados para o novo modelo que não tem data de vencimento.

Importância da imunização

Mas não é somente para quem vai viajar para fora do país que a vacina contra febre amarela é recomendada. O imunizante é altamente eficaz na proteção contra a doença – que já tem registro de circulação no estado – com apenas uma dose. Desde 2018, a vacina passou a fazer parte do calendário de rotina dos curitibanos e está disponível de forma gratuita em 107 unidades de saúde de Curitiba.

Para as pessoas com idade entre 5 e 59 anos de vida, nunca vacinadas anteriormente, o imunizante é aplicado em dose única.

Para menores de cinco anos, a vacina é aplicada aos 9 meses, com uma dose de reforço aos 4 anos de idade. Se a criança ainda não está apta a tomar sua dose de reforço, o CIVP é emitido com prazo menor de vigência. Após a dose de reforço, o certificado é emitido com prazo para toda a vida.

LEIA TAMBÉM:

>> Picanha é eleita 2º melhor prato do mundo! Veja dicas para comprar e assar no churrasco

>> Obra em cruzamento movimentado de Curitiba deve reduzir ‘gargalo’ no trânsito

Em alguns casos, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária e/ou decorrentes de comorbidades, a vacina também pode ser aplicada em pessoas com 60 anos ou mais.

Veja como solicitar o CIVP sem sair de casa

Importante: a vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência mínima de dez dias do embarque.
1 – Realizar o pré-cadastro no site da Anvisa.

2 – Enviar a solicitação pelo e-mail da Central Saúde Já Curitiba (smscentral@sms.curitiba.pr.gov.br), anexando documento de identificação, comprovação da vacina e comprovante de residência de Curitiba em seu nome (caso não possua, menores de 30 anos podem apresentar o documento em nome dos pais, e em caso de comprovante em nome dos cônjuges deverá ser apresentada também a certidão de casamento ou união estável).

3 – O Certificado Internacional é enviado em formato PDF para o e-mail do solicitante, que deverá imprimir para levar consigo na viagem.