Alívio para motoristas

Obra em cruzamento movimentado de Curitiba deve reduzir ‘gargalo’ no trânsito

Obras pretendem desatar "nó" que prejudica o trânsito em um importante cruzamento entre os bairros Capão Raso e CIC. Foto: Daniel Castellano/SMCS

Um antigo problema para quem transita pela região sul de Curitiba está com os dias contados. Obras da prefeitura pretendem desatar um incômodo “nó” que prejudica o trânsito em um importante cruzamento na divisa entre Capão Raso e CIC com a reestruturação e correção geométrica na confluência das ruas Pedro Gusso, Senador Accioly Filho, Theophilo Mansur e Gregório Thomaz.

LEIA MAIS – Curitiba distribui 10 mil mudas de árvores frutíferas e ornamentais a partir de segunda

Coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a intervenção inclui a implantação de calçadas planas e acessíveis, ciclovia, paisagismo e novo sistema de drenagem no local.

SÓ TEM CARRÃO! Os IPVAs mais caros do Paraná em 2023

Iniciadas em 6 de janeiro, as obras no local incluem a execução de uma nova rotatória, 353 metros de calçadas, 147 metros de ciclovia e 386 metros de novo pavimento.

Obras entre o Capão Raso e CIC. Foto: Daniel Castellano/SMCS

A intervenção vai dar um novo traçado na confluência das ruas Pedro Gusso e Senador Acioly Filho e teve início com a escavação das pistas e alargamento das vias. Também já se iniciaram os serviços para a implantação de novas caixas de captação de águas pluviais, que vão criar um sistema de drenagem local mais eficiente.

LEIA AINDA – Nova Praça de Curitiba terá mirante e vista instagramável; conheça o local

A regularização das calçadas, que serão planas e acessíveis seguindo o padrão do projeto Caminhar Melhor, a ciclovia e o paisagismo serão as etapas finais. A previsão de conclusão dos trabalhos é para a primeira quinzena de abril, porém, o cronograma pode sofrer alterações se houver muita chuva no período.

Imagem mostra correção geométrica no trevo da Rua Pedro Gusso com Rua Sen. Accioly Filho. Foto: Daniel Castellano/SMCS

Sistema viário

A intervenção integra um lote de obras similares e planejadas pelo Instituto de Planejamento e Pesquisa de Curitiba (Ippuc) para melhoria do sistema viário em toda a cidade. Nos próximos meses, obras de correção geométrica e regularização de calçadas serão executadas em outras cinco ruas: Izidoro Chanoski, Arthur Leinig, Carlos Razera, João Tschannerl e Antônio Drade.

LEIA TAMBÉM – Ingressos para a 56ª edição da Festa da Uva de Colombo já estão à venda

Nos últimos anos, obras de correção geométrica semelhantes foram executadas na Cruz do Pilarzinho e na Rua Eduardo Sprada (CIC). E ocorreram ainda adequações no entroncamento das ruas Mateus Leme, João Gava e Nilo Brandão, na esquina do Parque São Lourenço.

Outra intervenção parecida foi feita no Campo de Santana, com a correção geométrica e implantação de uma rotatória na confluência das ruas Presidente João Goulart, Dirce Rogal Tomazeli, Marcos Bertoldi e Alda Bassete Bertholdi.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.