Obras

Calçadas no Centro de Curitiba vão receber reformas; veja os locais

Foto: Daniel Castellano / SMCS.

A rua que leva o nome de um dos maiores poetas da história do Paraná, Emiliano Perneta, na ligação entre os bairros Centro e Batel, começou a ser preparada nesta quarta-feira (23) para receber obras de requalificação do paisagismo. Equipe coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) iniciou os serviços topográficos para a intervenção que vai requalificar 2 km de calçadas, nos dois lados da via, numa extensão de 1 km, no trecho compreendido entre a Rua Doutor Muricy, na altura da Praça Zacarias, até a Rua Benjamin Lins.

A via também vai ganhar nova iluminação, paisagismo, sinalização e mudança na geometria em alguns trechos. As novas calçadas serão planas, mais largas e acessíveis, a partir das premissas do programa Caminhar Melhor, que visa priorizar o pedestre, valorizar o comércio e incentivar a mobilidade limpa na cidade.

O objetivo da obra, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, é valorizar o espaço público a partir da melhoria da paisagem urbana e da segurança nos deslocamentos dando prioridade ao pedestre.

“A exemplo das transformações recentemente realizadas nas ruas do entorno do Mercado Municipal, da Alameda Prudente de Moraes, da Bley Zornig e da David Tows, em fase final de obras, vamos fazer com que a Rua Emiliano Perneta fique mais acessível, segura e atrativa aos pedestres que serão os protagonistas do espaço”, diz Rodrigues.

Polo comercial

A Rua Emiliano Perneta liga a Praça Zacarias, na Rua Dr. Muricy, até o Largo Doutor Theodoro Bayna, na Rua Benjamin Lins. Além de ser importante polo comercial, tem como característica a mescla de construções históricas e modernas. Entre os prédios históricos estão o Instituto de Educação do Paraná, o Museu de Arte Contemporânea e a Igreja de Santo Estanislau.

“As novas calçadas e o paisagismo deixarão a via ainda mais bonita”, reforça Rodrigues.

Quadra a quadra

A intervenção teve início a partir do cruzamento com a Rua Desembargador Motta e vai seguir quadra a quadra sentido Praça Zacarias. A previsão é de que os serviços durem oito meses. Para os serviços iniciais não haverá bloqueio no trânsito, mas com o avançar dos trabalhos haverá a necessidade de bloqueios parciais e totais para execução de serviços de drenagem e pavimentação.

O projeto é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e as obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Avenida importante de Curitiba vive impasse! Qual é a melhor solução?
Vote na enquete!

Avenida importante de Curitiba vive impasse! Qual é a melhor solução?

Empresário de Curitiba conquista todos com esse veículo famoso na Índia
Amarelo simpático!

Empresário de Curitiba conquista todos com esse veículo famoso na Índia

Rapazes têm dia digno de
VÍDEO

Rapazes têm dia digno de “Superhomem” em Curitiba; O que eles fizeram foi INCRÍVEL!!!

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.