Corrente do bem

Bazar solidário precisa de doações para continuar a ajudar 1,2 mil pacientes

Bazar tem ótimos produtos a preços incríveis. Foto: Divulgação

Desde 2008, o Bazar Solidário Pró-Renal é uma das principais fontes de recursos da Fundação Pró-Renal, entidade beneficente que cuida integralmente de pacientes em tratamento conservador (pré-diálise) para evitar a progressão da doença renal e promover a qualidade de vida.

Aberto à comunidade, o bazar precisa de roupas, calçados, utensílios de cozinha, eletrodomésticos, móveis, artigos de cama, mesa e banho, livros, entre outros. Os recursos arrecadados com a venda dos itens são direcionados ao cuidado integrado de mais de 1,2 mil pacientes por mês.

+ Leia mais: Maria Fumaça de Natal é atração em Curitiba; veja roteiro com datas

A renda do bazar é destinada aos serviços do ambulatório de consultas especializadas, prevenção e tratamento do pé do diabético, consultório odontológico, serviço social, psicologia e farmácia.

Economia circular

Além de fonte de sustentabilidade para a instituição, o Bazar Solidário é um exemplo de ação em econômica circular, que tem como premissa o reuso de produtos, aumentando a vida útil dos mesmos e reduzindo a produção de resíduos. E, ainda, a iniciativa contribui com a preservação do meio ambiente e incentiva o consumo consciente.

O Bazar Solidário também segue o objetivo 12 – Consumo e Produção Responsáveis dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ratificando a valorização do ciclo de vida do produto e incentivando a moda circular.

+ Veja também: Chuva em Curitiba derruba ponte, árvores e provoca alagamentos nos bairros

De acordo com uma pesquisa da Ellen MacArthur Foundation, realizada neste ano, 58,8% dos entrevistados preferem comprar roupas de materiais reciclados; 41,1% gostam de consumir roupas que passaram por um processo de renovação; 50% gostam de comprar de marcas que fazem upcycling (reaproveitamento e reutilização com muita criatividade) de roupas de outras estações; e 44,1% preferem comprar roupas de segunda mão.

“Essas informações indicam que o Bazar Solidário é um importante incentivador da economia circular”, afirma a coordenadora do Bazar Solidário Pró-Renal, Cláudia Melo. Segundo ela, “cada vez mais as pessoas estão se conscientizando da importância do reuso, procurando não somente a causa da instituição em si, mas também seguir uma nova tendência de moda que está em alta, fomentando o reaproveitamento, a troca e reuso de tudo que é possível”, conclui.

Doações

Para doar, basta entrar em contato com a Pró-Renal pelos telefones (41) 3312-5415 ou (41) 98404-8135, e agendar a coleta. Uma equipe da instituição fará a curadoria e o posterior recebimento das doações.

O Bazar Pró-Renal fica na Avenida Vicente Machado, 2190. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.