Litoral do Paraná

Banho de mar liberado nas praias do Paraná? Veja o que diz último boletim de balneabilidade

Praia Grande, em Matinhos, litoral do Paraná. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Paraná chega ao feriado prolongado de Carnaval com 86% das praias e rios classificados como próprios para banho. De acordo com o oitavo boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (09) pelo Instituto Água e Terra (IAT), 57 dos 66 locais monitorados no estado estão em condições adequadas para uso. O índice é 1% maior do que o registrado na semana passada.

Este é o último levantamento realizado pelo órgão ambiental durante a temporada 2023/2024. Os boletins começaram em dezembro.

Região procurada por turistas nesta época do ano, o Litoral agora conta com 43 pontos com água apropriada para banho com a inclusão da bandeira azul no trecho em frente à Rua Alois Cicatka, na praia central de Guaratuba. O monitoramento do IAT alcança 49 localidades nos municípios de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Paranaguá (Ilha do Mel).

+ Leia mais: Agito! Veja a programação dos bloquinhos de Carnaval no litoral do Paraná

“Finalizamos esta temporada com números significativos. Apesar das chuvas intensas e de algumas cheias na região, em nenhum momento a balneabilidade das águas do Estado teve índice inferior a 80%. Diante desse cenário, podemos garantir que as praias do Paraná estão entre as mais limpas do país”, destaca o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

Lugares impróprios para banho no Paraná

Já os seis locais impróprios são:

  • Ponta da Pita, em Antonina;
  • trecho de 250 metros à direita do trapiche da Praia de Encantadas, na Ilha do Mel;
  • pontos das ruas São Luiz e Paraná, no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná;
  • à esquerda do Rio Matinhos, no balneário de Flamingo, em Matinhos;
  • na altura da Rua Alvorada, em Caiobá, em Matinhos.

+ Leia mais: BR-116 interditada após acidente com três caminhões; Há grande congestionamento

As demais localidades que aparecem como impróprias são concentradas na foz dos rios que cortam o Litoral e que nunca são indicados para banhos ou práticas esportivas. O IAT não faz a medição desses pontos.

Condições das prainhas de água doce no Paraná

Nas prainhas de água doce do interior do estado, dos 17 pontos avaliados, 14 foram considerados adequados (82%). Os balneários de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Helena, Itaipulândia, Missal e Marechal Cândido Rondon estão 100% próprios para banho. Na região Norte, o terminal turístico de Primeiro de Maio, no Rio Paranapanema, também tem bom índice de balneabilidade.

Houve uma única alteração no comparativo com o boletim da semana passada. Um ponto em Santa Helena voltou a receber bandeira azul, enquanto uma área em Entre Rios do Oeste passou a ser considerada inadequada para banhistas e esportistas.

+ Leia mais: Maquiagem fácil de Carnaval: 5 dicas para arrasar nos bloquinhos

Análise verifica contaminação das águas

O monitoramento das águas verifica se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui aquático. Para isso, é utilizado o indicador Escherichia coli, uma bactéria existente no intestino dos seres humanos e animais de sangue quente. Quanto maior o número dessa bactéria na água, maior será a quantidade de esgoto e, consequentemente, maior a probabilidade da existência de organismos causadores de doenças.

Confira os boletins de balneabilidade divulgados nesta sexta-feira (09):
Litoral
e Costas Oeste e Norte.

Você já viu essas?

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba
Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender
Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba
Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.