Semana Santa

Oração pelas vítimas de ataque a creche marcam Sexta Santa em Blumenau

Foto: Divulgação/Catedral São Paulo Apóstolo

A oração pelas famílias das quatro crianças mortas na creche Cantinho Bom Pastor na quarta-feira (5) foi o foco das celebrações que marcam a Sexta-feira da Semana Santa neste ano em Blumenau (SC). 

Desde o episódio que resultou na morte de quatro crianças, nas celebrações católicas conduzidas por dom Rafael Biernaski na principal igreja da cidade, a Catedral São Paulo Apóstolo, são direcionadas orações e palavras de conforto para as famílias que perderam seus filhos.

+ Leia mais: Corpo de jovem afogado na Ilha do Mel é encontrado pelos Bombeiros

Biernaski também esteve nos velórios das crianças, na manhã de quinta-feira (6), para dar apoio aos familiares. Na tarde desta sexta-feira (7), a catedral estava lotada para a celebração da Paixão de Cristo.

“Blumenau ficou uma tristeza só. Como se a gente tivesse perdido alguém da nossa família. E, principalmente na Páscoa, a gente só pensa em coisas boas. Uma tragédia assim na Semana Santa acabou com a gente”, disse Marcia Cristina Garcia, antes de entrar na igreja.

Ela é avó de duas meninas, uma de 12 anos e outra de 6, que estudam perto da creche onde ocorreu o atentado.

“No dia, meu filho foi correndo para a escola das meninas para buscá-las. Ele não quis saber se era para ir ou não era. E depois avisou que elas estavam em casa, em segurança”, conta ela. “Eu moro a dois quarteirões da creche. Saí de casa e no caminho era só o que a gente ouvia, aquela tristeza”.

A programação para a Páscoa foi mantida, com via sacra e procissão prevista para as 19h nesta sexta. No sábado (8), haverá a Vigília Pascal, também às 19h. Quatro missas estão marcadas para o domingo (9).

A catedral ainda tenta organizar uma missa especial na segunda-feira (10), em homenagem às crianças, mas a cerimônia ainda não foi confirmada.

Crianças

De idades entre 4 e 7 anos, Bernardo Pabst da Cunha, Bernardo Cunha Machado, Larissa Maia Toldo e Enzo Barbosa tinham em comum o fato de serem filhos únicos e de terem sido todos “muito desejados pelos pais”, relatam pessoas próximas. Outras quatro crianças feridas no ataque precisaram ser hospitalizadas e tiveram alta médica.

LEIA TAMBÉM:

>> Rua de Curitiba tem decoração de Páscoa feita por moradores; Enfeites serão doados

>> Defesa Civil alerta para acumulado de chuvas e risco de deslizamentos no litoral do Paraná!

Os corpos das quatro vítimas foram enterrados nesta quinta-feira sob forte comoção, além de orações e aplausos.

Desde o início da noite de quarta, a despedida das vítimas gerou uma vigília na porta da escola e reuniu familiares e moradores da cidade no velório.

O ataque ocorreu na manhã de quarta. Segundo as investigações, um homem de 25 anos chegou em uma moto, pulou o muro e escolheu as vítimas aleatoriamente. Ao perceber que as professoras correram para proteger as demais crianças, ele tentou fugir pulando novamente o muro. Em seguida, se entregou.

O autor não tem aparentemente nenhuma ligação com a creche, conforme a apuração.

A motivação para o ataque ainda é investigada, mas, para a polícia, trata-se de um caso isolado, não conectado a outros atentados.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.