Onze dias de música

Oficina de Música de Curitiba começa com homenagens a Paulo Leminski e concerto no Guaíra

Foto: Ricardo Marajó/SMCS (arquivo)

Uma das principais programações de formação musical do país, a 41ª Oficina de Música de Curitiba começa nesta quinta-feira (25) com concerto da Camerata Antiqua no Teatro Guaíra. Com regência de Abel Rocha (orquestra) e Mara Campos (coro), o grupo curitibano receberá convidados ilustres e apresentará uma obra inédita do compositor Tim Rescala, com poemas de Paulo Leminski, o grande homenageado desta edição.

Para celebrar os 80 anos de nascimento de um dos ícones da literatura paranaense e brasileira, a Camerata Antiqua fará a estreia nacional da Cantata Poética. A obra foi composta especialmente para esse concerto. 

Além da estreia da Cantata Poética, o conjunto instrumental da Camerata e o Regional do Choro da Orquestra À Base de Corda apresentam outra composição de Tim Rescala – o Primeiro Movimento do Concerto para Três Pandeiros. Com direção musical de João Egashira,  o momento terá a participação de pandeiristas convidados: Negadeza, Diego Zangado e Vina Lacerda.

+ Leia mais: Cantora Dani Li, rainha do brega, morre aos 35 anos em Curitiba

O concerto também tem a sua vertente erudita, com a Camerata tocando peças clássicas com Fabrício Mattos (violão) e Marina Martins (violoncelo), dois jovens solistas que despontam no cenário da música clássica. Serão executados o Concerto para Violão e Orquestra, de Heitor Villa-Lobos, e o Concerto em Ré Maior para Violoncelo, de Joseph Haydn.

Programação da Oficina de Música de Curitiba conta com cursos e shows

Promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, com realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), a 41ª Oficina terá 11 dias de cursos e aproximadamente 200 atrações entre shows, concertos, sessões de cinema, circuito off em bares e outras atividades. O palco principal será o Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto), que terá espetáculos todas as noites.

Fernanda Takai, Zélia Duncan, Edgard Scandurra do grupo Ira!, Maria Alcina, banda Jovem Dionísio e Criolo estão na programação, que pode ser consultada no Guia Curitiba e no site da Oficina de Música. Muitas atrações são gratuitas.

+ Leia mais: Programa vai oferecer atendimento gratuito para animais em bairro populoso de Curitiba

Enquanto a música ocupa os teatros, espaços culturais, igrejas e parques, mais de 80 cursos acontecem na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). São cursos de música antiga, erudita, popular brasileira, de música e tecnologia e de musicalização infantojuvenil.

Oficina de Música conta com 120 cursos

Nesta edição, o evento terá participação de cerca de 2 mil estudantes matriculados em 120 cursos. As aulas da Oficina de Música serão ministradas por 117 professores, dos quais 25 são músicos estrangeiros.

Além das aulas, nos palcos do festival, a presença de mais de 550 artistas, sendo 420 locais. Toda essa programação vai até o dia 4 de fevereiro.

+ Leia mais: Shopping de Curitiba inaugura atração “de inverno” em pleno verão

Serviço – concerto no Guairão

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Data e horário: 25 de janeiro (quinta-feira), às 20h.
Ingressos: R$ 35 e R$ 17,50 (meia-entrada). 

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.