Temporal

‘Chuvarada’ alaga cidade do litoral do PR e deixa famílias desabrigadas

Alagamento em Guaraqueçaba. Foto: Colaboração/Thon Soá

O município de Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, ficou alagado neste fim de semana, depois que fortes chuvas atingiram a região nas últimas 24 horas. Segundo a Defesa Civil, choveu cerca de 263 mm até a tarde de sábado (5), o suficiente para deixar 60 pessoas desabrigadas, sendo que cerca de 20 delas ficaram isoladas na comunidade de Ipanema e tiveram que ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Outra área bastante atingida foi a localidade de Tagaçaba, onde um homem morreu em uma enxurrada no fim de dezembro de 2018.

+ Leia mais: Incêndio em subestação da Copel deixa 45 mil imóveis sem luz

A Defesa Civil do Paraná informou que foram vários os pontos de alagamento no município. Uma queda de barreira em uma estrada, que liga a comunidade de Ipanema à cidade, deixou 20 pessoas isoladas. Elas foram resgatadas pelos bombeiros e passaram a noite em pousadas. Segundo a Defesa Civil, essas pessoas só retornaram para casa na manha deste domingo (6), depois que a água baixou. Ainda segundo a Defesa, outros 40 moradores precisaram de auxílio. A maioria das famílias atingidas pelo alagamento perdeu bens materiais.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Na manhã deste domingo (6), mesmo com a diminuição das chuvas e o retorno do nível da água ao normal, a Defesa Civil local trabalhava preventivamente na região. As famílias atingidas também estão retornando aos poucos para suas residências. Além de Guaraqueçaba, também foram registrados alguns alagamentos no município de Paranaguá.

Muita chuva

Morador de Guaraqueçaba, o músico Thon Soá disse que choveu intensamente por pelo menos 15 horas na cidade. “Eu já tinha visto chuva forte por aqui, mas nunca como a de ontem. Na cidade, os estrados não foram tão sentidos, mas no interior no município sim. O helicóptero dos bombeiros ainda estava circulando hoje de manhã para socorrer as pessoas”, contou.

Segundo ele, no início da tarde deste domingo, ainda não era possível passar de carro numa região chamada Rio Guaraqueçaba e Bananal. “A situação é que ainda chove na cabeceira da Serra e agora à tarde, a maré enche e empurra a água dos rios para a estrada”, diz Thon.

O músico ainda informou que a prefeitura lançou campanha para arrecadar doações de alimentos e água. “É uma situação crítica e toda a ajuda é bem-vinda”.

Previsão

Segundo o Instituto Simepar, no decorrer da madrugada de sábado, manhã e o começo da tarde, áreas de chuvas moderadas a fortes atuaram principalmente nas regiões do litoral norte, onde os acumulados de chuvas foram bastante significativos. Em Reserva Natural do Salto Morato choveu cerca de 266,8 mm e, em Guaraqueçaba, 261,0 mm.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Nesta manhã de domingo, o céu no Paraná apresenta-se com muitas nuvens na maioria das regiões. Segundo o Simepar, a faixa do litoral ainda apresenta alguma precipitação mais fraca. Essa condição deve continuar nas próximas horas, apresentando chuviscos ou chuva leve.

Homem se esconde em banheiro de bar, mas acaba preso com maconha e crack ‘na mão’