Sucesso

IA desenvolvida no Paraná faz sucesso em evento nos EUA

Tecnologia do Paraná faz sucesso nos EUA. Foto: Divulgação

O homem e a máquina nunca tiveram uma relação tão estreita como hoje. No WhatsApp, já é possível fazer perguntas, compartilhar histórias e receber informações em tempo real de um evento que esteja participando. Foi o que vivenciou a Delegação Brasileira presente na NFR, evento de varejo considerado o maior do mundo e realizado na cidade de Nova Iorque, graças a uma tecnologia desenvolvida no Paraná chamada João AI.

Durante a edição deste ano, quem não pôde acompanhar determinada palestra, por exemplo, recebeu insights pelo WhatsApp e um resumo sobre o que perdeu, no conforto do quarto do hotel e em Português, simples e claro.

+ Leia mais: Bar mais democrático de Curitiba é sucesso com petiscos e bebida de botecos pés-sujos

Tudo isso foi construído a partir da superalimentação que recebeu o João AI, a inteligência artificial criada com base no GPTMaker, solução do Grupo IRRAH.

“Ao João AI bastava perguntar, em texto ou áudio, o que se queria saber. Programação, informações sobre expositores e palestrantes; detalhes sobre acomodações; dicas de locais para passeio, roteiros sugeridos de compra, opções de restaurantes, previsão do tempo, horários de voos e itinerários de transporte”, explica o CEO do Grupo IRRAH, César Baleco.

Tudo isso foi possível porque a inteligência artificial era alimentada pela empresa, OpenAI, e incluía principalmente as informações dos próprios participantes, que usavam a ferramenta para realizar anotações, ter insights, além de compartilhar suas ideias.

Para os conteúdos dos workshops, palestras e cursos, o upload dos vídeos das apresentações era feito em tempo real, o que fornecia insumos para a IA responder sobre tudo ou conceder um resumo das suas principais ideias.

+ Veja mais: Vice-prefeito de Colombo é alvo da Polícia Federal; R$ 2 milhões bloqueados!

“O João AI foi criado pelo GPTMaker, ferramenta que possibilita a criação de qualquer tipo de IA, independente do seu tipo de aplicação. É toda intuitiva e permite que quem a esteja criando, utilize seu próprio agente cognitivo, ou seja, estilo, atribuindo as principais atividades que irá realizar e ‘personificando’ como desejar”, sublinha César.

Segundo o especialista, já se tem IA no WhatsApp agendando horário para cabeleireiro, empresas multinacionais a utilizando para gerir trabalho 24×7 e redigindo e-mails em outros idiomas.

Mais “humano”

É possível programar a IA para imitar, inclusive, as expressões humanas mais utilizadas. “Pessoas mais simples já desejaram ‘Deus te abençoe’ para um atendente virtual, sem perceber que estavam falando com a IA. Na customização do GPTMaker, por exemplo, é possível personalizar as características da persona neste nível, dizendo se será um atendimento mais formal, informal, mais simpático, coloquial. Caso ela não consiga responder a uma pergunta, ela faz a transferência do atendimento para um humano”, afirma Baleco.

Para o CEO do Grupo IRRAH, a era do “Digite 1 para falar com um dos nossos atendentes”, mecanizada e quadrada, chegou ao fim, o que significa muito mais possibilidade de trabalho, negócios e boas experiências de venda.

“Embora a inteligência artificial, como a OpenAI, tenha chegado fortemente ao uso popular somente no último ano, trabalhamos com modelos de IA generativa em seus negócios desde 2018. O grande foco agora é a aplicação no varejo, para dinamizar os canais de experiência do cliente e estimular as vendas”.

Você já viu essas?

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido
Construção irregular

Condomínio em Curitiba construído em área de preservação será demolido

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis
Novidade

Praça centenária de Curitiba terá revitalização milionária e quadra de beach tênis

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos
Mais segurança

Com investimento milionário, Paraná instala superpostes na praia de Matinhos

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.