Eleições de 2022

Cooperativa do Paraná é condenada a pagar meio milhão de reais por “assédio eleitoral”

Cooperativa Lar está entre as gigantes do agro no mundo com mais de 24 mil empregados. Foto: Juliet Manfrin/Gazeta do Povo

A cooperativa paranaense Lar, uma das maiores do agronegócio no Brasil, foi condenada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PR) a pagar R$ 500 mil por danos morais coletivos por “assédio eleitoral” na última campanha presidencial em 2022. A decisão de primeiro grau assinada pela juíza Tatiane Raquel Bastos Buquera, da 1ª Vara do Trabalho de Foz do Iguaçu (PR) já havia concedido o dano moral coletivo.

LEIA MAIS – Deputado estadual Ricardo Arruda é alvo de operação que investiga rachadinha

De acordo com a sentença, o diretor da unidade teria utilizado os canais oficiais de comunicação da cooperativa para induzir os colaboradores a votarem em um determinado candidato à presidência da República nas eleições de 2022.

Procurada pela Gazeta do Povo, a cooperativa ainda não se manifestou. A Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) afirmou que não vai comentar a decisão judicial. No entanto, a reportagem apurou que existe um temor das cooperativas nos bastidores do segmento pelo risco de uma enxurrada de decisões judiciais contra o posicionamento das empresas nas últimas eleições presidenciais de 2022, quando o setor apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por conta das políticas favoráveis ao desenvolvimento do agronegócio brasileiro, fundamental para a economia do país.

LEIA AINDA – Paraná tem aumento de casos de covid-19; Especialistas revelam o motivo

A decisão, a qual ainda cabe recurso, é da 1ª Turma do TRT-PR e considera que a “empresa feriu a livre convicção de voto dos empregados e prestadores de serviço, violando princípios garantidores do Estado Democrático de Direito, atingindo toda a sociedade.”

O colegiado do TRT-PR entendeu que a empresa “ultrapassou limites diretivos e utilizou de seu poder econômico para tentar influenciar o voto”, por meio de publicações e programas de rádio, “pintando” um “cenário de terror”, caso um dos candidatos vencesse a eleição, com “ameaças explicitas à manutenção dos empregos”.

VIU ESSA? Funerária da Grande Curitiba e serviço municipal são investigados por fraude e irregularidades

Para o TRT, os colaboradores “foram moralmente direcionados a escolherem o candidato que, segundo a empresa, adotaria políticas econômicas que possibilitariam a manutenção dos empregos, configurando o assédio eleitoral”.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) avalia que a condenação por “assédio eleitoral” é de “suma importância para a sociedade, sobretudo pelo efeito pedagógico para os demais empregadores”. O valor do dano moral coletivo vai para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ou terá outra destinação social, a critério do MPT.

Cooperativa Lar gera 24 mil empregos e tem 12 mil associados

A Cooperativa Lar, com sede em Medianeira, no Oeste do Paraná, está na lista das maiores cooperativas do segmento agro do mundo. A gigante do agro tem mais de 24 mil colaboradores, conta com mais de 12 mil associados e fechou o ano de 2022 com um faturamento bruto de quase R$ 21,6 bilhões após um crescimento de 27% no ano passado, mesmo com um cenário considerado de crise pelo segmento.

Em 2024, a cooperativa completa 60 anos e também figura como uma das pioneiras no Paraná e no Brasil. Referência na produção de aves, a empresa está presente em todo o Brasil e exporta para 87 países.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui!

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.